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  • INDSAT

Educação de Itapira registra evolução nas pesquisas de satisfação

Acima da média, serviço alcança melhor pontuação na INDSAT


MARÇO DE 2023 - CIDADE DE PEQUENO PORTE

Foto: Divulgação/PMI.

Pesquisas da INDSAT realizadas em março de 2023 mostram que a Educação de Itapira (Cidade de Pequeno Porte - CPP) avançou nos últimos dois anos, considerando os indicadores de satisfação obtidos desde maio de 2021. A nota atual do serviço, de 719 pontos, supera os resultados de dezembro (711), agosto (654) e maio de 2022 (666), além dos demais meses de 2021. O desempenho atual classifica a Educação com Alto Grau de Satisfação, acima da média das CPPs, de 694 pontos.

Na análise geral dos 16 serviços públicos da cidade, a Educação se classifica em 7º lugar na INDSAT.

Resultados da aprovação também indicaram avanço no estudo, saltando de 61,7% no final de 2022 para atuais 66,2% (6,1% de ótimo e 60,1%). A taxa é a mais alta do período, com o maior número de avaliações positivas dos 400 moradores maiores de 16 anos participantes do levantamento.

Os indicadores a respeito da rejeição mantiveram os resultados moderados desde dezembro anterior, quando as avaliações negativas caíram de 16,9% para 7,8%. Na pesquisa atual, 9,1% dos entrevistados reprovam a Educação na cidade, com considerações entre 5,3% de ruim e 3,8% de péssimo. A margem de erro da pesquisa é de 4,8%, sob intervalo de confiança de 95%.

Entre os moradores de Itapira agrupados por faixa etária, gênero, nível de escolaridade e religião, a maior aprovação da Educação Municipal foi registrada entre a população evangélica, com 75,9%, seguido dos moradores entre 31 a 50 anos, com 75,3%. A rejeição foi mais expressiva entre moradores de escolaridade superior, chegando a 20,5%, seguida por moradores entre 16 a 30 anos, com 13,7%.

No mês de abril, a prefeitura municipal divulgou a recente parceria entre as secretarias de Esporte e Lazer e Educação para possibilitar aos alunos das nove EMEBs (Escola Municipal de Ensino Básico) o acesso às aulas de judô. Beneficiando quase 500 alunos, o projeto acontece de segunda a sexta nas escolas participantes, no período contrário às aulas.


Metodologia

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT seguem metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Itapira alcance 71.718 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).



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