top of page
10363_b_s12_dengue_970x250px.png
  • INDSAT

Cresce aprovação com a Segurança Pública em São José dos Campos

Cidade se aproxima do Alto Grau de Satisfação e mantém índice acima da média das Cidades de Grande Porte


ABRIL DE 2021 - CIDADES DE GRANDE PORTE

Novo CSI (Centro de Segurança e Inteligência) foi lançado em março / Foto: Cláudio Vieira /PMSJC

A Segurança Pública de São José dos Campos apresentou significativo crescimento em seus níveis de aprovação entre fevereiro e abril deste ano. No levantamento realizado pela INDSAT na segunda semana de abril, com 600 moradores da cidade, os níveis de ótimo e bom saltaram de 29% para 42%, enquanto que a reprovação (ruim e péssimo) caiu de 32% para 21%.

Níveis de aprovação da Segurança em SJC

O resultado fez com que o índice INDSAT se aproximasse do Alto Grau de Satisfação. A cidade continua classificada com Grau Médio de Satisfação em Segurança Pública, com 635 pontos, mas a apenas 15 pontos de alçar ao segundo nível mais alto do ranking, que hoje é alcançado por sete setores públicos da cidade. Com esse resultado, São José dos Campos já se encontra acima da média das Cidades de Grande Porte (CGP), que se encontra hoje em 616 pontos.

Segundo a INDSAT apurou, a evolução no ranking pode estar diretamente relacionada com a divulgação no final de março da implantação do novo CSI (Centro de Segurança e Inteligência), que começou a operacionalizar já no último dia 6 de abril, poucos dias antes da realização da pesquisa..

O CSI está na fase final de instalação, por toda a cidade, de mil novas câmeras inteligentes, algumas inclusive com reconhecimento facial. Os equipamentos possibilitam rastreamento de pessoas, objetos e veículos e detecção de movimento, entre outras tecnologias modernas de videomonitoramento.

As novas câmeras estão sendo instaladas nos locais com maiores índices de violência, onde há maior fluxo de pessoas e veículos, nos principais corredores de ônibus e de comércio e nas proximidades de escolas e unidades de saúde. A Prefeitura irá disponibilizar acessos remotos do sistema para as forças de segurança parceiras.


Entenda o ranking INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado:


· INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação.

· INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.

· INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.

· INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.

· INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.


Desde o primeiro trimestre deste ano, as cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos:

- Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes

- Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes

- Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT se utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que São José dos Campos alcance 716.688 habitantes.

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page