top of page
2 - banner itaqua entregas kv1 982x381px 01 10 25.jpg

Com maior aprovação dos últimos anos, Qualidade de Vida de Hortolândia obtém 78,6% de ótimo e bom

  • Foto do escritor: INDSAT
    INDSAT
  • há 14 minutos
  • 2 min de leitura

Resultados superam patamar mais avançado até então, registrado em junho deste ano


SETEMBRO DE 2025 - CIDADE DE MÉDIO PORTE

Melhor serviço avaliado em Hortolândia, Qualidade de Vida atinge maior pontuação em mais de 4 anos. / Foto: Divulgação/PMH.
Melhor serviço avaliado em Hortolândia, Qualidade de Vida atinge maior pontuação em mais de 4 anos. / Foto: Divulgação/PMH.

A Qualidade de Vida de Hortolândia registrou aprovação na casa dos 78,6% em setembro deste ano, indicando a maior aprovação do segmento em quase 5 anos de histórico nas pesquisas INDSAT. O patamar positivo, referente a aprovação de 400 moradores maiores de 16 anos, indica a percepção dos entrevistados nas pesquisas de setembro, considerando margem de erro de 4,8% e intervalo de confiança de 95%. Formada por 10,8% de ótimo e 67,8% de bom, o número supera os 73,7% registrados em junho, indicado até então como a maior aprovação do segmento nos últimos anos.

A rejeição apontou o resultado mais baixo do período, com apenas 1,8%, soma de 1,3% de ruim e 0,5% de péssima. O patamar é 2,2% mais baixo que a pesquisa anterior, em junho.

ree

Além do desempenho elevado da Qualidade de Vida nos resultados de aprovação e rejeição, os índices de satisfação do setor indicaram Alto Grau de Satisfação, com 774 pontos e melhor setor avaliado em Hortolândia entre os 16 serviços considerados. O número também indica a melhor nota do setor em todo período entre novembro de 2020 a setembro deste ano.A média das Cidades de Médio Porte indicou 782 pontos na INDSAT.

No contexto geral 94,5% dos entrevistados na cidade disseram estar satisfeitos morando em Hortolândia, considerando 7% muito satisfeito e 87,5% satisfeito. Já na insatisfação do cenário, 5,6% se posicionaram da forma contrária,com 5,3% insatisfeito e 0,3% muito insatisfeito.

ree

Metodologia

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

ree

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a previsão para 2025 é de que Hortolândia alcance 247.331 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).


Recentes
4 - Portal Indsat - 982x381.jpg

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page