top of page
WhatsApp Image 2024-05-02 at 10.50.59.jpeg
  • INDSAT

Coleta é avaliada como melhor serviço público de Hortolândia

Apenas 2 pontos do nível máximo de satisfação da INDSAT, setor se aproxima da média elevada do agrupamento


SETEMBRO DE 2023 – CIDADE DE MÉDIO PORTE

Serviço saltou para a primeira posição entre os serviços avaliados na cidade, com aprovação chegando a 88,2%. / Foto: Divulgação/PMH.

Próximo de atingir o Grau de Excelência da INDSAT, alcançado quando os serviços públicos avaliados pelo instituto de pesquisa registram a partir de 800 pontos, a Coleta de Lixo de Hortolândia manteve os 798 pontos observados no levantamento anterior, realizado em junho. Entre as melhores notas do serviço logo após os 808 pontos observados no final de 2020, a pontuação atual da Coleta se aproxima da média das Cidades de Médio Porte, de 802 pontos. O desempenho elevado da Coleta de Hortolândia mantém a alta registrada entre os meses de setembro e dezembro do ano anterior, avançando nos meses seguintes até atingir o patamar atual de Alto Grau de Satisfação. Considerando os 16 serviços públicos avaliados pela INDSAT na cidade, a Coleta obteve a melhor pontuação no levantamento, classificada como o melhor serviço da CMP.

Os indicadores da aprovação mostram aumento nas avaliações positivas registradas nos últimos meses. Nas pesquisas realizadas ao longo do ano de 2023, os 88,2% obtidos na Coleta de Lixo no mês de setembro indicam a maior aprovação do serviço no ano até então, formados por 14,1% de ótimo e 74,1% de bom. No comparativo com o mesmo período dos anos anteriores, a aprovação atual é a maior em relação aos meses de setembro de 2021 (79,3%) e setembro de 2022 (78,2%).

A rejeição indica queda em relação aos últimos 2 anos de pesquisas, registrando 2,5% (1,8% de ruim e 0,8% de péssimo). No ano anterior, os resultados negativos do serviço chegaram a 7%. O menor patamar observado no período foi obtido nas pesquisas de novembro de 2020, quando 1,3% desaprovaram a Coleta. Os dados refletem a opinião de 400 moradores participantes do estudo. A margem de erro considerada pela pesquisa é de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.


Metodologia

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Hortolândia alcance 236.874 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page