top of page
2 - banner itaqua entregas kv1 982x381px 01 10 25.jpg

Coleta de Lixo se destaca entre os serviços públicos de Valinhos

  • Foto do escritor: INDSAT
    INDSAT
  • há 16 horas
  • 2 min de leitura

Acima da média, setor passa todo o ano de 2025 com Alto Grau de Satisfação


OUTUBRO DE 2025 - CIDADE DE MÉDIO PORTE

Foto: Divulgação/PMV.
Foto: Divulgação/PMV.

Valinhos obteve mais uma vez avaliação em destaque nas pesquisas INDSAT. Com base no levantamento desenvolvido com a participação de 400 moradores maiores de 16 anos, o serviço de Coleta de Lixo em Valinhos (Cidade de Médio Porte) apresenta desempenho de destaque entre os 16 setores avaliados, ocupando a 2ª posição no ranking doméstico. Com 772 pontos, o serviço supera a média das CMPs, de 760 pontos, e permanece classificado em Alto Grau de Satisfação, completando todas as pesquisas de 2025 no mesmo patamar elevado. Como comparativo, a nota mais baixa obtida em Valinhos foi de 750 pontos em janeiro, com pontuação máxima de 793 pontos em abril.

ree

As avaliações gerais mostram que com 84,9% dos moradores aprovam o serviço, somando 6,5% de ótimo e 78,4% de bom. Assim como na pontuação, o histórico do serviço permaneceu elevado ao longo de todo o ano, com máxima de 88,9% em abril.

Na rejeição mais recente, apenas 3,5% considera o serviço ruim ou péssimo, entre as menores taxas do nao, logo após os 3,3% de abril. 1,8% de ruim e 1,58% de péssimo formam o patamar.


A análise do desempenho da Coleta ao longo de 2025 indica estabilidade com pequenas mudanças positivas, mantendo ao setor acima ou muito próximo da média das CMPs. Após atingir 793 pontos em abril, o setor caiu para 773 pontos em julho, permanecendo estável até outubro. Na análise entre rejeição e aprovação, a rejeição reduziu ao longo dos últimos meses, período em que a aprovação manteve estabilidade. A análise dos dados indica diretamente a percepção dos moradores entrevistados pela INDSAT, considerando margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95% nos resultados obtidos.


Metodologia  

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

ree

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a previsão para 2025 é de que Valinhos alcance 131.277 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).




Recentes
4 - Portal Indsat - 982x381.jpg

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page