top of page
WhatsApp Image 2024-05-02 at 10.50.59.jpeg
  • INDSAT

Coleta de Lixo se classifica como melhor serviço público de Piracicaba

Primeiro lugar na cidade, serviço começa 2023 com Grau de Excelência na INDSAT


JANEIRO DE 2023 – CIDADE DE GRANDE PORTE

Setor supera a média de desempenho das Grandes Cidades, registrando 809 pontos na INDSAT. / Foto: Divulgação/PMP.

Pertencente ao agrupamento das Cidades de Grande Porte (CGP), Piracicaba se destacou no levantamento da INDSAT realizado no começo de 2023, obtendo o maior índice de satisfação da instituição de pesquisa em relação à Coleta de Lixo oferecida na cidade. Melhor avaliado entre os 16 setores analisados pelo estudo, a Coleta recebeu 809 pontos e Grau de Excelência, ultrapassando a média da 789 pontos das demais CGPs. A nota mais recente supera a pontuação anterior observada na pesquisa de outubro de 2022, de 755 pontos, assim como o desempenho avaliado em julho do mesmo ano, de 771 pontos.

O serviço registrou aprovação elevada na cidade, alcançando 88,6% de avaliações positivas em janeiro deste ano. O resultado formado por 19,2% de ótimo e 69,4% de bom indica avanço no comparativo com os dados de outubro (78,9%) e julho (84,8%) do ano anterior.

Com queda nos indicadores de rejeição, a soma de ruim e péssimo da Coleta apresentou o menor patamar do período, reduzindo as avaliações negativas de 3,7% em outubro de 2022 para 2,2% em janeiro de 2023. Os dados apresentados pela INDSAT são obtidos através de entrevistas com 600 moradores maiores de 16 anos, considerando margem de erro de 4% sob intervalo de confiança de 95%.

Entre os bairros da cidade divididos pela INDSAT em setores, a maior aprovação da Coleta foi registrada no setor 4 (Centro, Parque da Rua do Porto, Alto e arredores), com 96,2%, seguida do setor 1 (Parque Orlanda, Jardim Colina Verde, Vila Sônia e proximidades), com 94,1%. No caso da rejeição, os números foram mais expressivos no setor 3 (Jardim Parque Jupiá, Algodoal, Vila Rezende e vizinhanças) , com7,5%, seguido do setor 5 (Jaraguá, Paulista, Enxofre e adjacências), com 4,5%.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT estão divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2023, a previsão é de que Piracicaba alcance 393.062 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page