top of page
WhatsApp Image 2024-05-02 at 10.50.59.jpeg
  • INDSAT

Coleta de Hortolândia se aproxima do Grau de Excelência

2º melhor avaliado na cidade, serviço está acima da média do agrupamento, com 798 pontos


JUNHO DE 2023 - CIDADE DE MÉDIO PORTE

Projeto de coleta mecanizada segue em atividade na CMP. 86,9% aprovam o serviço público. / Foto: Divulgação/PMH.

Hortolândia teve a Coleta de Lixo avaliada como 2º melhor serviço público entre os 16 setores oferecidos na cidade. A pesquisa realizada pela INDSAT no final do 1º semestre indica que a Coleta está se aproximando do Grau de Excelência, maior nível de satisfação concedido pela instituição de pesquisa. Com atuais 798 pontos, o serviço registra a maior nota desde novembro de 2020, quando recebeu a Excelência nos indicadores de satisfação. O desempenho observado na Coleta de Hortolândia supera a média das Cidades de Médio Porte (CMP), que obtiveram 785 pontos no estudo atual.

No comparativo entre os meses de junho de 2021, junho de 2022 e junho de 2023, o período atual indica a maior aprovação dos moradores em relação à Coleta, chegando a 86,9% de ótimo e bom entre os entrevistados. Nos anos anteriores, o resultado indicou 84,8% em 2021 e 80,5% em 2022. As avaliações positivas recentes estão entre as mais altas observadas na cidade, logo após o maior número obtido em novembro de 2020 (91,5%) seguido do patamar elevado em dezembro de 2022 (89,9%).

Do total de avaliações coletadas dos moradores participantes do estudo, 3,8% indicam desaprovação da Coleta, soma de 2% de ruim e 1,8% de péssimo. O resultado é similar ao observado em dezembro de 2022 e março de 2023. A pesquisa considera margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

A INDSAT propõe ainda a análise do serviço nas diferentes regiões da cidade, reunindo bairros próximos por setores. Assim, é possível observar que a maior aprovação da Coleta foi obtida nas proximidades do Jardim das Colinas, com 92% de ótimo e bom. A região do Jardim Rosolin deteve a maior rejeição do levantamento, com 8,8% de ruim e péssimo.

O projeto de coleta mecanizada segue em atividade na cidade, chegando a 100 unidades de contêineres para descarte correto e regular de diversos tipos de materiais. Os pontos de descarte estão localizados em avenidas como Anhanguera, Thereza Ana Cecon Breda e São Francisco de Assis, além de outras unidades na região central e nas principais vias do Jardim Amanda. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável, "estes dispositivos substituem as tradicionais lixeiras".


Metodologia

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT seguem metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Hortolândia alcance 236.874 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).





Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page