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Capivari obtém Alto Grau de Satisfação na Saúde Pública

Serviço mantém desempenho acima da média das Pequenas Cidades e alcança nível mais elevado de satisfação na INDSAT


JUNHO DE 2023 - CIDADE DE PEQUENO PORTE

Avanço da Saúde é observado nas avaliações da cidade, com aumento da aprovação e conquista de novo nível de satisfação. / Foto: Divulgação/PMC.

Pela primeira vez em mais de dois anos, a Saúde Pública de Capivari alcançou o Alto Grau de Satisfação da INDSAT. O setor registrou 672 pontos na pesquisa realizada em junho deste ano, ultrapassando a média das Cidades de Pequeno Porte (CPP), de 630 pontos, e se tornando o 7º melhor serviço avaliado em Capivari entre os 16 setores públicos considerados no levantamento. A nota atual é a mais alta obtida pela Saúde da CPP no período entre novembro de 2020 e junho deste ano.

A evolução observada na pontuação foi replicada nas avaliações positivas do serviço, que apresentaram salto expressivo entre novembro de 2020 (24,7%) e o período atual, considerando aprovação de 53,7% em junho deste ano. Com indicadores de 6,5% de ótimo e 47,2% de bom, o resultado registrado no final do 1º semestre é o mais alto em dois anos de estudos em Capivari.

Na avaliação geral da Saúde na cidade, 19,5% disseram rejeitar o serviço público. Atualmente com o menor resultado do período, as avaliações negativas já chegaram a 38,3% em novembro de 2020. O número atual, formado por 14,6% de ruim e 4,9% de péssimo, considera margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Entre os 400 moradores maiores de 16 anos entrevistados pela INDSAT, 78% disseram utilizar o sistema público de saúde da cidade. O número é mais alto que o observado em novembro de 2022, quando 73% afirmaram o uso.

Ainda entre os usuários do sistema público, 55,8% aprova o serviço, com rejeição de 18,1%. A satisfação é avaliada em Alto Grau, com 681 pontos.

Os demais 22% relataram não utilizar o serviço nas pesquisas realizadas em junho deste ano. Em novembro do ano anterior, a taxa somava 27% dos entrevistados. Entre os moradores que dizem não fazer uso do sistema, 42,4% aprova o serviço. 27,1% rejeita. A análise de satisfação é classificada em Grau Médio, com 620 pontos.

Já em relação ao pronto socorro da Santa Casa, a aprovação voltou a subir, alcançando 54,6% de ótimo e bom. É a segunda maior avaliação positiva registrada pelo local, logo após os registros de novembro de 2021, com 58,7% de aprovação. O setor recebeu 687 pontos, indicando Alto Grau de Satisfação na análise do serviço pelos moradores.


Metodologia O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT seguem metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Capivari alcance 54.686 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).






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