Barueri retoma aprovação elevada na Limpeza Pública
- INDSAT

- 15 de out.
- 2 min de leitura
Aumento de 15,7% na aprovação foi observado no último trimestre
AGOSTO DE 2025 - CIDADE DE MÉDIO PORTE

Pesquisas realizadas em agosto em Barueri mostraram avanço na pontuação da Limpeza Pública da Cidade de Médio Porte, registrando 755 pontos no índice INDSAT. Os resultados mantêm o setor no Alto Grau de Satisfação e acima da média das CMPs, de 664 pontos.
O número atual indica salto em relação aos dados obtidos em maio, quando a CMP obteve 693 pontos, assim como no comparativo com março, de 684 pontos. O patamar registrado em agosto indica retorno aos resultados mais elevados do setor no histórico da INDSAT, considerando 745 pontos no final de 2024. Em novembro de 2023, o setor chegou ao nível de Excelência na INDSAT.

Na percepção dos moradores a respeito da aprovação, a maior parte dos entrevistados classificaram o serviço com 74,4% de taxas positivas, divididas em 11,4% de ótimo e 63% de bom. O número é mais elevado que o observado em maio, com 58,7%, e março, com 60,2%.
Na rejeição, 5,7% apontaram taxas negativas, com 3,4% de ruim e 2,3% de péssimo. O indicador atual mostra que a rejeição caiu em relação aos meses anteriores, quando chegou a 16,1% em março e 13,6% de maio deste ano. Com margem de erro de 4,8% e intervalo de confiança de 95%, os números refletem exclusivamente a percepção dos 400 moradores entrevistados pela INDSAT.
Segundo dados obtidos no portal de notícias da prefeitura municipal, quase 400 mil toneladas de resíduos foram removidos pelo serviço de limpeza, entre coleta de lixo, limpeza de bocas de lobo e coleta de entulhos.
Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a previsão para 2025 é de que Barueri alcance 330.339 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).


























