top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Asfalto de Itapira recebe avaliação acima da média

Diferença de 80 pontos separa o setor das demais cidades do agrupamento


NOVEMBRO DE 2021 - CIDADE DE PEQUENO PORTE

Serviço é aprovado por 52,2% dos moradores de Itapira; em alguns setores, avaliações positivas chegam a 67,2%. / Foto: Divulgação/PMI

As pesquisas da INDSAT realizadas em novembro em Itapira (Cidade de Pequeno Porte - CPP) revelaram que a Qualidade do Asfalto está 80 pontos acima da média das CPPs. A nota do serviço, de 668 pontos, classificou o Asfalt o em 8º lugar no ranking doméstico da cidade, que avalia os 16 setores públicos de Itapira. Nas demais Pequenas Cidades, a média do setor é de 588 pontos.

O desempenho da rejeição apresentou melhorias no levantamento, apresentando taxas mais baixas em relação às pesquisas anteriores: em novembro, a soma de ruim e péssimo resultou em 16,2%, mas já atingiu 16,5% em agosto e 20,8% em maio.

O cenário foi mais oscilante na aprovação, com alterações positivas e negativas: maio registrou 47,8% e agosto alcançou 53,9%, atingindo o maior patamar do período. Em novembro, as avaliações positivas apresentaram ligeira queda, com 52,2%, soma de 5,3% de ótimo e 46,8% de bom. Os números, obtidos através de entrevistas com 400 moradores maiores de 16 anos, consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

A INDSAT propõe uma divisão dos bairros de Itapira para uma análise mais detalhada dos serviços públicos em cada região da cidade. Confira:

Assim, é possível observar que a maior aprovação do Asfalto foi observada no setor 6 (Jardim Bela Vista, Jardim Santa Cruz, Jardim Boa Vista e arredores), com 67,2%, seguida do setor 8 (Vila Eleutério, Vila Barão de A. Nogueira e Ponte Nova), com 66,7% ótimo e bom. A rejeição, que foi mais expressiva no setor 7 (Condomínio Residencial Colina de São Francisco, Condomínio São Marcos, Jardim Camburiú e vizinhanças), com 31,3%, também apresentou taxas mais elevadas no setor 2 (Cubatão, Conjunto Habitacional São Judas Tadeu, Vila Maria e proximidades), com 22,2%.

INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Itapira alcance 71.609 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page