top of page
WhatsApp Image 2024-05-02 at 10.50.59.jpeg
  • INDSAT

Aprovação da Limpeza aumenta em Hortolândia

Resultados positivos do serviço saltam de 48,1% no final de 2021 para 55% em março de 2022


MARÇO DE 2022 – CIDADE DE MÉDIO PORTE

Serviço recebe 679 pontos e Alto Grau de Satisfação, se classificando como 6º melhor serviço de Hortolândia. / Foto: Divulgação/PMH

Registrando patamares cada vez mais altos na aprovação, a Limpeza Pública de Hortolândia (Cidade de Médio Porte -CMP) manteve a evolução nos resultados de ótimo e bom obtidos pela INDSAT nas pesquisas de março deste ano. O levantamento realizado na cidade, que contou com a participação de 400 moradores maiores de 16 anos, revelou taxa de aprovação do serviço de 55%, soma de 5,8% de ótimo e 49,2% de bom. O número é maior que o observado nos meses de dezembro e setembro de 2021, com 48,1% e 46,3%, respectivamente.

As pesquisas também indicaram queda na rejeição da Limpeza, que concluiu o estudo mais recente com 15,6% de ruim e péssimo, representando a menor taxa no período entre março deste ano e mesmo mês do ano anterior. Nos meses anteriores, as avaliações negativas do serviço alcançaram 19,9% em dezembro, 18,5% setembro, 17,7% em junho e 20,4% em março de 2021. Os números consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

A tendência de evolução constante também foi observada na pontuação da Limpeza, que recebeu 679 pontos e Alto Grau de Satisfação no levantamento atual; nos meses anteriores, o número subiu gradualmente, partindo de 650 pontos em setembro para 651 em dezembro, até atingir o resultado atual, que classifica a Limpeza como o 6º melhor serviço de Hortolândia entre os 16 setores públicos avaliados na cidade. Mesmo com as melhorias registradas na pontuação, a nota da cidade está abaixo da média das CMPs, de 747 pontos.

Em informações divulgadas pelo portal da prefeitura, a administração pública relata algumas atividades recentes de manutenção da limpeza da cidade, como a poda do mato e demais ações que visam evitar focos de queimada em terrenos e áreas verdes nas épocas mais secas do ano, além de intervenções em locais como a lagoa do Jardim Amanda, para revitalizar a área de lazer pública.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Hortolândia alcance 233.548 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page