top of page
10363_b_s12_dengue_970x250px.png
  • INDSAT

Aprovação do Abastecimento de Água de Hortolândia chega a 75,3%

Desempenho do setor é avaliado como 3º melhor da cidade


DEZEMBRO DE 2021 – CIDADE DE MÉDIO PORTE

Serviço manteve o Alto Grau de Satisfação da INDSAT, mas média das CMPs foi superior à pontuação da cidade / Foto: Divulgação/PMP

Pesquisas da INDSAT realizadas em Hortolândia (Cidade de Médio Porte – CMP) revelaram que a aprovação do Abastecimento de Água da cidade alcançou o patamar 75,3% de avaliações positivas (8,3% de ótimo e 67% de bom), na opinião dos 400 moradores maiores de 16 anos que participaram do levantamento realizado em dezembro de 2021.

Os números apresentam ligeira queda em relação às pesquisas de setembro do mesmo ano, quando a aprovação atingiu 76,8%, e segue as tendências de queda observadas logo após o mês de junho, quando a soma de ótimo e bom ainda atingia 88,9%.

No mesmo período, a rejeição também apresentou alterações nas taxas de avaliação, alcançando em dezembro 8,3% de reprovação (5,8% de ruim e 2,5% de péssimo). Nos meses anteriores, as opiniões negativas sobre o Abastecimento somaram 3,3% em setembro e 2,3% em junho. Os valores consideram margem de erro de 4,8% e intervalo de confiança de 95%.


Em relação a pontuação do setor, o Abastecimento recebeu 746 pontos e manteve o Alto Grau de Satisfação, se classificando como o 3º melhor serviço da cidade. Entretanto, a média das CMPs superou a pontuação da cidade, alcançando 757 pontos.

Segundo informações da prefeitura, no mês de dezembro ocorreram interrupções no Abastecimento de Água da cidade em função do rompimento da adutora em Paulínia, durante obra de terceiros, afetando a distribuição do serviço em Hortolândia.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Hortolândia alcance 233.548 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte.


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page