top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Americana registra alta na pontuação da Limpeza

Pesquisas da INDSAT revelam aumento de 38 pontos entre final de 2020 e começo de 2022


MARÇO DE 2022 – CIDADE DE MÉDIO PORTE

Aprovação da Limpeza alcança 47,7%, soma de 1,5% de ótimo e 45,9% de bom. / Foto: Divulgação/PMA

O período entre novembro de 2020 e março de 2022 registrou mudanças significativas para a Limpeza Pública nas pesquisas da INDSAT realizadas em Americana (Cidade de Médio Porte – CMP). Entre os dados obtidos pelo levantamento, a nota do serviço saltou de 605 pontos no final de 2020 para 643 pontos nos resultados mais recentes, aproximando o setor do próximo nível de satisfação, o Alto Grau. No momento, a Limpeza recebeu o Grau Médio de Satisfação e se classificou em 2º lugar entre os 7 serviços públicos avaliados na cidade. A pontuação também se aproxima da média das CMPs, de 702 pontos.

Além das mudanças observadas na pontuação, as avaliações positivas da Limpeza registraram salto expressivo no mesmo período, aumentando de 34,8% em novembro de 2020 para 47,4% em março de 2022 (1,5% de ótimo e 45,9% de bom).

O desempenho da rejeição acompanhou o mesmo cenário de melhorias dos demais indicadores, reduzindo de 25,9% no final de 2020 para 19% no início deste ano. O número é resultado da soma de 10,8% de ruim e 8,3% de péssimo. As pesquisas da INDSAT, desenvolvidas com a participação de 400 moradores maiores de 16 anos, consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

A INDSAT sugere que Americana seja dividida entre os seguintes bairros, para uma análise mais detalhada do desempenho do serviço:

Dessa forma, é possível observar que a maior aprovação foi observada no setor 8 (São Domingos, Vila Amorim, Vila Rehder e arredores) com 62,5% assim como setor 5 (Cariobinha, Cordenunse, Colina e proximidades), também com 62,5%. Já a rejeição foi mais expressiva no setor 7 (São Roque, Gramado, Jardim da Paz e vizinhanças), com 34,1%, seguida do setor 9 (Santa Maria, Paulistano e Lizandra Guanabara), com 25%.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes. Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Americana alcance 235.075 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page