Administração Pública de Valinhos alcança Grau de Excelência
- INDSAT

- há 3 dias
- 2 min de leitura
Prefeitura encerrou em alta nas pesquisas INDSAT, com a maior nota dos últimos anos e a melhor do Estado em 2025
DEZEMBRO DE 2025 - CIDADES DE MÉDIO PORTE

Retornando ao nível mais alto de satisfação da INDSAT, a Administração Pública de Valinhos (Cidade de Médio Porte - CMP) alcançou Grau de Excelência nas pesquisas de dezembro de 2025, encerrando o ano com o maior patamar obtido na cidade entre 2024 a 2025. Com 819 pontos, o setor público se destacou da média do agrupamento, de 634 pontos, mantendo patamar superior no último ano em relação à média das CMPs.
O Grau de Excelência no setor também foi conquistado em julho do mesmo ano, seguido do Alto Grau de Satisfação em outubro.
Os índices da Administração Municipal também superam a análise de poderes públicos como o governo estadual e federal, que indicaram 684 pontos e 426 pontos, respectivamente. Os resultados afirmam o poder municipal como o melhor avaliado entre os poderes públicos administrativos, indicando ainda Alto Grau de Satisfação para critérios como "prefeito simpático", "prefeito inteligente", "prefeito próximo do povo" e "prefeito honesto".

A aprovação do setor refletiu o mesmo avanço observado na pontuação, com a maior taxa positiva do último ano. Com 87,3%, a maior parte dos moradores disse aprovar a Administração Municipal, resultado formado por 26,9% de ótimo e 60,4% de bom. A diferença em relação à pesquisa anterior é de 9,8%. (77,5% em outubro).
Até o momento, o maior patamar positivo foi registrado em julho do mesmo ano, com 83,2%.
As avaliações negativas indicaram 3% em dezembro, soma de 1,3% de ruim e 1,8% de péssimo. Sob margem de erro de 4,8% e intervalo de confiança de 95%, o dado é o mais baixo obtido entre dezembro de 2024 a dezembro de 2025. O patamar representa queda de 2,2% no comparativo com os dados de outubro (5,2%). No total, 400 moradores maiores de 16 anos participaram da pesquisa. Os dados refletem exclusivamente a percepção dos entrevistados.

Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a previsão para 2026 é de que Valinhos alcance 131.277 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).


























