top of page
WhatsApp Image 2024-05-02 at 10.50.59.jpeg
  • INDSAT

Abastecimento se classifica como melhor serviço de Hortolândia

Acima da média das CMPs, serviço se destaca nas pesquisas de satisfação com os moradores


SETEMBRO DE 2022 – CIDADES DE MÉDIO PORTE

Com constantes manutenções no sistema, avaliações mantém aprovação em alta na CMP. / Foto: Divulgação/PMH.

773 pontos, Alto Grau de Satisfação e 1º lugar entre os 16 serviços públicos analisados pela INDSAT em Hortolândia (Cidade de Médio Porte – CMP). Esse foi o desempenho do Abastecimento de Água avaliado pelos 400 moradores maiores de 16 anos entrevistados pela pesquisa no mês de setembro, posicionando o setor acima da média das CMPs, de 741 pontos. A nota mantém os patamares elevados observados ao longo de 2022, com ligeira mudança em relação aos resultados de junho, de 777 pontos.

A tendência mais estável nas considerações mais recentes dos moradores também foi refletida na aprovação, que fechou as pesquisas de setembro com 83,8% (11,6% de ótimo e 72,2% de bom). No mês de junho, as avaliações positivas foram de 83,9%. Os dois últimos levantamentos da INDSAT representam níveis mais altos de aprovação na CMP, que oscilou entre 76,8% em setembro e 75,3% em dezembro de 2021. No início deste ano, as avaliações começaram a sinalizar mudanças positivas, saltando para 79,8%.

No mesmo período, a rejeição apresentou aumento nos estudos da INDSAT, saltando de 1,8% em março para 3,5% em junho, até atingir o patamar atual de 6,1% (3,3% de ruim e 2,8% de péssimo). A pesquisa considera margem de erro de 4,8%. O intervalo de confiança é de 95%.

Dados divulgados pela prefeitura relatam a constante manutenção do sistema de Abastecimento da cidade, como a limpeza e desobstrução da rede de esgoto da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Nova Hortolândia, realizada no final de setembro. Ainda de acordo com a administração municipal, outras atividades periódicas têm sido realizadas em Hortolândia, como a limpeza da tubulação do Observatório Ambiental Parque Escola, no Jardim Santa Clara do Lago, e na rede pluvial na rua Presidente Bernardes.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Hortolândia alcance 236.874 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page