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Abastecimento de Água é o 2º melhor serviço de Paulínia

Setor se destaca entre os serviços públicos da cidade e recebe avaliação acima da média das CMPs


JANEIRO DE 2022 – CIDADE DE MÉDIO PORTE

Aprovação do Abastecimento alcança 100% de ótimo e bom em alguns bairros da cidade. / Foto: Divulgação/Sabesp

Classificado entre os melhores serviços da cidade, o Abastecimento de Água de Paulínia (Cidade de Médio Porte – CMP) se posicionou em 2º lugar entre os 16 serviços públicos avaliados pela INDSAT na CMP. Com 780 pontos, o setor manteve o Alto Grau de Satisfação das pesquisas anteriores e permaneceu acima da média do agrupamento, de 765 pontos. Mesmo registrando queda na comparação com os resultados obtidos em outubro do ano anterior, quando alcançou 811 pontos e Grau de Excelência, o desempenho do setor se aproxima do observado nos demais meses de 2021, variando entre 782 pontos em junho e 738 pontos em março.

Assim como a pontuação do Abastecimento, a aprovação do serviço apresentou um cenário similar nos resultados das pesquisas, fechando o levantamento de janeiro com 79,3% de avaliações positivas, soma de 13,1% de ótimo e 66,2% de bom. O resultado mais recente representa queda em relação ao observado no último levantamento de 2021 (89,4%), mas é superior a menor taxa obtida no mesmo ano (73,5%).

Os dados coletados sobre a rejeição do Abastecimento indicam um dos melhores cenários do serviço, que registrou a menor taxa de ruim e péssimo no período entre novembro de 2020 a janeiro deste ano. Com apenas 1,5% (0,8% de ruim e 0,8% de péssimo), a reprovação já alcançou patamares mais elevados, como 6,3% em março de 2021 e 5,1% em junho do mesmo ano. As pesquisas da INDSAT, desenvolvidas com 400 moradores maiores de 16 anos, consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Para uma análise mais detalhada do serviço na cidade, a INDSAT sugere a seguinte divisão dos bairros:

Dessa forma, é possível observar que a maior aprovação foi registrada no setor 9, com 100% de ótimo e bom, seguida do setor 2, com 96,6%. Já a rejeição foi mais significativa no setor 1, com 4,6%, seguida do setor 7, com 2,3%.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT estão divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Paulínia alcance 106.781 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).

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