top of page
WhatsApp Image 2024-05-02 at 10.50.59.jpeg

Abastecimento alcança melhor avaliação de Hortolândia

Acima da média e próximo de atingir o Grau de Excelência, serviço conquista 1º no ranking doméstico


DEZEMBRO DE 2023 - CIDADE DE MÉDIO PORTE

Manutenções do sistema de Abastecimento podem refletir nas avaliações positivas do serviço. / Foto: Divulgação/PMH.

Hortolândia registrou a melhor avaliação nas pesquisas da INDSAT para o Abastecimento de Água, classificando o serviço em 1º lugar entre os 16 serviços públicos contemplados pelas análises da instituição. Com 797 pontos e Alto Grau de Satisfação, o setor está a apenas 3 pontos de evoluir para o próximo grau de satisfação, a Excelência, mantendo o patamar do Abastecimento acima da média das Cidades de Médio Porte (CMP), de 760 pontos. Desde março de 2023 o serviço permanece com indicadores superiores na INDSAT. Além dos 812 pontos obtidos em março do mesmo ano, a nota atual é a mais elevada de 2023.

Participaram da pesquisa 400 moradores maiores de 16 anos, indicando aprovação de 86,9% em relação ao Abastecimento. O resultado, formado por 15,6% de ótimo e 71,3% de bom, é pouco maior que o observado em setembro (86,5%), ficando entre os mais elevados no último ano. A margem de erro considera na pesquisa é de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Os moradores registraram 2,8% de avaliações negativas no estudo, soma de 1,5% de ruim e 1,3% de péssima. O indicador representa queda de 1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Entre as notícias mais recentes divulgadas no portal da administração municipal de Hortolândia estão informações a respeito da manutenção do Abastecimento da CMP, com investimento em melhorias na rede de distribuição. A desobstrução nas tubulações e vistorias constantes em todo o sistema de abastecimento pode refletir nas as avaliações positivas do serviço.


Metodologia 

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2024 é de que Hortolândia alcance 240.248 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page