top of page
  • INDSAT

78,8% aprovam a Qualidade de Vida em Indaiatuba

Com avaliações positivas em alta, serviço é classificado como 2º melhor da CMP


JUNHO DE 2022 – CIDADE DE MÉDIO PORTE

Segmento é o 2º melhor avaliado na cidade, com 788 pontos e Alto Grau de Satisfação./ Foto: Eliandro Figueira/PMI

Aprovada por 78,8% dos moradores participantes das pesquisas da INDSAT, a Qualidade de Vida de Indaiatuba (Cidade de Médio Porte – CMP) foi um dos principais destaques entre os 16 serviços públicos avaliados na cidade. Com resultados de 18,4% de ótimo e 60,4% de bom, a aprovação do setor registrou aumento em relação aos números obtidos em março deste ano (78,1%), se aproximando das taxas mais elevadas observadas no final de 2021 (80,6%) e superando as avaliações positivas de setembro do mesmo ano (72,7%).

No desempenho da rejeição, a soma de ruim e péssimo fechou o levantamento de junho com 2,3%, menor taxa no período entre setembro de 2021 a junho deste ano. Em março de 2022, as avaliações negativas registraram 3,8%, indicando queda na rejeição após os resultados de 5,8% em dezembro e 4,8% em setembro de 2021.

As pesquisas desenvolvidas pela INDSAT contaram com a participação de 400 moradores maiores de 16 anos, considerando margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%. Os indicadores a respeito da Qualidade de Vida de uma população, definidos pela Organização Mundial da Saúde por critérios que contemplam fatores como renda, saúde e habitação, por exemplo, classificaram o segmento de Indaiatuba com Alto Grau de Satisfação, posicionado em 2º lugar entre os 16 serviços públicos avaliados na cidade. Com 788 pontos, a CMP ficou acima da média do agrupamento, de 716 pontos, e apresentou evolução em relação aos números observados em março deste ano, com 783 pontos.

O levantamento da INDSAT divide os moradores de Indaiatuba entre idade, gênero, nível de escolaridade e religião, obtendo indicadores mais detalhados de aprovação e rejeição de determinado grupo. Assim, é possível observar que a maior aprovação da Qualidade de Vida foi registrada entre a população de escolaridade superior, com 82,1%, enquanto a maior rejeição foi observada entre moradores evangélicos, com 3,6%.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Indaiatuba alcance 247.890 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).

Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page