top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Campinas tem a 3ª melhor Guarda avaliada entre as 10 maiores do Estado

1ºTrimestre/2019

O município de Campinas alcançou a 3ª posição do ranking de Guarda Municipal entre as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo. O levantamento realizado pela INDSAT mostrou que Campinas registrou 561 pontos e foi classificada com Grau Médio de Satisfação.

A cidade está atrás apenas de São José dos Campos, que registrou 603 pontos; e Sorocaba, que conquistou 590 pontos. As líderes do ranking também receberam Grau Médio. Na 5ª posição aparece São Paulo, com 534 pontos.

Ribeirão Preto ocupa a 6ª colocação do ranking, com 524 pontos. Mauá e Guarulhos registraram, respectivamente, 507 e 503 pontos. Santo André e Osasco fecham a lista com Baixo Grau de Satisfação.

Satisfação cresce em Campinas

Apesar de mediano, a pesquisa deste trimestre mostra que o segmento deixou de receber Baixo Grau de Satisfação há um tempo. Após registrar 464 pontos no 3º trimestre de 2017, a satisfação cresceu e a Guarda Municipal fechou o ano com 538 pontos. Em 2018, os índices de satisfação ficaram entre 545 e 608 pontos.

Atualmente, a Guarda está entre os nove melhores serviços avaliados em Campinas. O serviço prestado conseguiu 26% de “ótimo” e “bom”.

Guarda Municipal

Avaliada separadamente da Segurança Pública, a análise da Guarda Municipal permite compreender a percepção dos moradores em relação à qualidade do trabalho desempenhado pelos profissionais e responsáveis pela GCM de Campinas. A escala de pontuação vai de 200 a 1.000 pontos e reflete exclusivamente a opinião dos moradores em relação ao serviço prestado. O cálculo de satisfação dos serviços públicos é baseado nos critérios avaliativos de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”.

O segmento de Segurança Pública, por sua vez, se refere à sensação de segurança por parte dos moradores. Este setor pode ser relacionado com outros segmentos como Qualidade de Vida, Iluminação Pública e Geração de Empregos, por exemplo. Ao todo, 16 serviços públicos são analisados pela INDSAT.

O Grau Médio de Satisfação é atribuído aos segmentos que registram entre 500 e 649 pontos. Caso a pontuação seja inferior a 500, o setor é pode ser classificado com Baixo ou Baixíssimo Grau. Se o índice alcançar 650 pontos, ele pode é contemplado com Alto Grau. A maior classificação da INDSAT é o Grau de Excelência, exclusivo de serviços que atingem 800 pontos ou mais.

Foto: Imprensa de Campinas (divulgação)

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page