top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Saúde é pior serviço público avaliado em Guarulhos

4ºTrimestre/2018

Setor avaliado recebeu Baixíssimo Grau de Satisfação, pior classificação atribuída pela INDSAT

A Saúde Pública ficou na última colocação entre os 16 serviços públicos avaliados no município de Guarulhos. O levantamento foi realizado no 4º trimestre de 2018 e mostrou que o setor recebeu Baixíssimo Grau de Satisfação, classificação atribuída aos segmentos que registram pontuação inferior a 350 pontos.

A Saúde Pública registrou 306 pontos. O cenário é preocupante, já que, além de ser o menor índice já registrado, Guarulhos está na última posição do ranking do segmento entre as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo.

Até então, o menor índice havia sido registrado no 3º trimestre de 2017, quando a Saúde obteve 363 pontos.

Naquele ano, o maior resultado foi apresentado no último levantamento de 2017: 418 pontos.

Em 2018, a Saúde Pública obteve 412 e 402 pontos na primeira metade do ano. No 3º trimestre, o índice cresceu para 441 pontos. No último levantamento do ano, a satisfação do segmento voltou a cair.

A insatisfação com os serviços de Saúde prestados em Guarulhos não é de hoje. Em agosto do ano passado, o Ministério Público Federal apontou irregularidades no Hospital Municipal de Urgências (HMU) e no Hospital da Criança e do Adolescente. Os locais apresentavam problemas como falta de limpeza, falta de médicos e omissão de atendimento.

Na mesma época, apenas duas das seis ambulâncias do Samu que circulavam pela cidade estavam em completo funcionamento. As demais possuíam falta de equipamentos. Outras oito ambulâncias estavam totalmente paradas por falta de manutenção.

Reprovação é de 82%

O cálculo da satisfação é realizado a partir de uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Os moradores avaliam 16 serviços públicos no município, além de Câmara Municipal e Administração Pública.

A pesquisa revelou que apenas 2% disseram que a Saúde Pública de Guarulhos está “ótima” ou “boa”, enquanto 16% responderam que está “regular”. “Ruim” e “péssimo” somam 82%.

O levantamento mostra que a insatisfação com a Saúde Pública atinge principalmente pessoas com mais de 50 anos de idade, grupo em que 72% dos entrevistados classificaram o segmento como “péssimo”.

Quando apenas a escolaridade dos entrevistados é analisada, o estudo mostra que apenas 1% dos moradores com Ensino Médio responderam que a Saúde está “boa”.

Os primeiros resultados da corrida eleitoral para as Eleições Municipais de 2020 já foram divulgadas pelo instituto. O objetivo é incentivar o debate pelo tema e acompanhar a movimentação política-eleitoral até outubro do ano que vem.

Foto: Prefeitura de Guarulhos (divulgação)

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page