top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Satisfação com a Segurança de Rio Claro é baixa

4ºTrimestre/2018

Percepção sobre a segurança no município voltou a apresentar resultados insatisfatórios

O índice de satisfação com a Segurança Pública de Rio Claro voltou a ser considerada baixo. Após conseguir se encaixar no Grau Médio de Satisfação em dois levantamentos realizados pela INDSAT durante o 2º e o 3º trimestre de 2018, a área apresentou queda e voltou a fazer parte da zona do Baixo Grau de Satisfação no 4º trimestre do ano passado.

A partir da análise do segmento, a INDSAT busca compreender a percepção dos moradores em relação à sensação de segurança no município. O estudo também permite fazer uma relação com outros setores também pesquisados trimestralmente pelo instituto, como Guarda Municipal, Iluminação Pública, Geração de Empregos e Qualidade de Vida. Em Rio Claro, a Segurança Pública está insatisfatória para a população.

A área em questão registrou 489 pontos. Esta não é a primeira vez que a Segurança Pública recebe índices inferiores a 500 pontos. Rio Claro já apresentava Baixo Grau de Satisfação no segmento durante o final de 2017 e início de 2018. No 2º trimestre de 2018, o cenário pareceu mudar: o índice chegou a 506 pontos, crescendo mais 11 pontos no levantamento seguinte. A evolução, porém, não se manteve.

O estudo também revelou dados sobre o perfil dos moradores mais insatisfeitos com a Segurança Pública da cidade. A INDSAT segmenta os entrevistados de acordo com sexo, faixa etária e escolaridade.

Quando a idade dos moradores é levada em conta, a insatisfação é maior entre pessoas que têm de 31 a 50 anos e menor entre jovens de 16 a 30 anos. Ao analisar somente a escolaridade, pessoas com Ensino Fundamental são as que mais reprovam o Segurança.

Quase metade reprova a Segurança

O índice de satisfação é calculado a partir de uma metodologia exclusiva de classificação baseado nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Foram entrevistados 400 moradores.

O estudo mostrou que 49% da população de Rio Claro afirma que a Segurança está “ruim” ou “péssima”. Do total, 23% disseram que está “regular” e 28% responderam que está “regular”.

Além das pesquisas de satisfação com os serviços públicos, a INDSAT começou a divulgar os primeiros resultados das pesquisas eleitorais para 2020. Ao todo, 36 cidades fazem parte da cobertura trimestral do instituto.

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page