top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

São Pedro registra 37% de ótimo e bom em Saúde Pública

4ºTrimestre/2018

Pesquisa foi realizada no último 4º trimestre; segmento recebeu Grau Médio de Satisfação

A Saúde Pública de São Pedro obteve 37% de “ótimo” e “bom”, 34% de “regular” e 29% de “ruim” e “péssimo” no 4º trimestre de 2018. O levantamento foi realizado pela INDSAT e mostrou que a satisfação com serviço prestado é considerada “média”.

A aprovação da Saúde não é baixa, mas já chegou a ser maior em levantamentos anteriores. No 2º trimestre de 2018, “ótimo” e “bom” atingiram sua melhor marca: 46%. A porcentagem se repetiu no levantamento seguinte. Quase metade dos moradores aprovavam a área da Saúde.

O Grau Médio de Satisfação foi atribuído à Saúde Pública a partir de uma metodologia exclusiva de classificação da INDSAT, que se baseia nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. O instituto entrevistou 400 moradores.

Os índices de satisfação da INDSAT vão de 200 a 1.000 pontos. Neste caso, a Saúde de São Pedro obteve 591 pontos. O Grau Médio de Satisfação é a classificação dos setores que possuem entre 500 e 649 pontos. Ao atingir 650 pontos, o segmento recebe Alto Grau de Satisfação.

Esta é a primeira vez que a Saúde Pública recebe índices inferiores a 600 pontos e, portanto, é o menor número registrado em toda a série histórica da INDSAT. O segmento conquistou Grau Médio de Satisfação em três dos levantamentos mais antigos. No 3º trimestre de 2018, o índice chegou a 651 pontos e o setor recebeu Alto Grau de Satisfação.

Agora, a Saúde Pública está entre os dois piores serviços públicos avaliados pelos moradores. Apesar de parecer um resultado ruim, apenas uma área foi classificada com Baixo Grau de Satisfação em São Pedro. Ao todo, 16 segmentos são analisados pela INDSAT. Catorze setores registraram índices inferiores a 600 pontos.

O estudo também revelou que, ao analisar a escolaridade dos entrevistados, moradores com Ensino Superior são os que mais aprovam a Saúde Pública de São Pedro. Pessoas com mais de 31 anos de idade também estão mais satisfeitas com a área do que moradores mais jovens.

Apesar do resultado mediano, a Saúde está estabilizada e longe do Baixo Grau de Satisfação. O resultado é reflexo de investimentos realizados na área pela gestão municipal. De acordo com dados divulgados pela Prefeitura de São Pedro, o governo da cidade investiu cerca de R$ 21,7 milhões na saúde de maio a agosto de 2018. Foram realizadas 56.926 consultas durante o período.

São Pedro está entre os quatro melhores municípios no ranking de satisfação da Saúde Pública do Aglomerado Urbano Piracicaba. São pesquisados 12 municípios da região de três em três meses.

A INDSAT também busca compreender os níveis de satisfação com os serviços públicos das 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e dos 10 maiores municípios do Estado de São Paulo. Recentemente, o instituto começou a divulgar os primeiros resultados das pesquisas para as Eleições Municipais de 2020.

Foto: Prefeitura de São Pedro (divulgação)

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page