top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Barjas é apontado como prefeito mais inteligente do Aglomerado Piracicaba

3ºTrimestre/2018

Mais do que nunca, as eleições de 2018 provaram que o perfil do candidato junto ao eleitor, se equilibrado entre elementos emocionais e racionais, pode ser decisivo para a conquista do voto. Haja vista, os embates nas redes sociais e programas de rádio e televisão tiveram como foco muito mais o perfil dos candidatos do que as propostas por eles apresentadas.

Esta é uma das razões que levaram a INDSAT a medir o perfil dos administradores municipais a partir da percepção de seus eleitores, tendo como base quatro características qualitativas, sendo duas emocionais – Simpatia e Proximidade do Povo – e duas racionais – Inteligência e Honestidade.

Estudar a fundo a percepção destes aspectos junto ao eleitorado é, portanto, fundamental para qualquer estrategista político. Da mesma feita, também para agentes públicos que queiram construir uma imagem sólida junto ao seu eleitorado e às suas administrações.

No Aglomerado Urbano de Piracicaba, alguns prefeitos se destacam, entre eles o piracicabano Barjas Negri (PSDB). No levantamento realizado no terceiro trimestre deste ano, Barjas foi apontado como o mais inteligente entre os 12 administradores avaliados pela INDSAT.

Ao todo, Barjas somou 754 pontos no ranking Indsat, o que o qualifica como “muito inteligente”. Trata-se de uma característica racional que contribuiu para o sucesso de Barjas nas suas duas primeiras administrações (2005 a 2008 e 2009 a 2012) e na eleição de seu sucessor, o então tucano Gabriel Ferrato em 2012.

Ex-ministro da Saúde em parte do governo Fernando Henrique Cardoso, o economista Barjas Negri foi eleito prefeito de Piracicaba em 2004 com 64% dos votos válidos, reeleito em 2008 com 88,25% e ajudou a eleger seu sucessor em 2012 com 73,54% dos votos.

Professor doutor em economia pela Unicamp, Barjas foi ainda presidente da FDE (Fundação de Desenvolvimento da Educação), no período em que esteve longe do comando da Prefeitura de Piracicaba.

Neste seu terceiro mandato como prefeito, Barjas consegui manter a imagem de um político inteligente, que conquistou durante toda a sua carreira política e ainda se destacou, no levantamento da INDSAT deste terceiro trimestre, entre os 5 administradores mais simpáticos do Aglomerado Piracicaba e um dos 4 mais próximos dos povo.

Além do perfil do prefeito e avaliação da administração de seu governo, a INDSAT analisa, a cada três meses, os índices de satisfação de 16 serviços públicos em 12 cidades pertencentes ao Aglomerado Urbano Piracicaba, nas 15 maiores cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e nas 10 maiores cidades do Estado de São Paulo.

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page