top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Iniciativa privada comanda os 4 melhores serviços públicos da Capital

2ºTrimestre/2018

Pesquisa realizada no 2º trimestre apontou que os quatro melhores serviços avaliados em São Paulo foram os únicos a receber Alto Grau de Satisfação

Os quatro melhores serviços considerados públicos prestados em São Paulo e medidos pela INDSAT estão sob o comando da iniciativa privada. Na pesquisa realizada no segundo trimestre de 2018, os segmentos de Abastecimento de Água, Qualidade da Água, Coleta de Lixo e Iluminação Pública são os que apresentaram os melhores índices de satisfação entre os 16 analisados pelo instituto de pesquisa. Eles também são os únicos a conquistarem Alto Grau de Satisfação, ou seja, a obterem índices superiores a 650 pontos no ranking INDSAT.

O instituto realiza pesquisas trimestrais nas 10 maiores cidades do Estado de São Paulo. A INDSAT possui uma metodologia exclusiva de avaliação baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”.

Os índices de satisfação podem atingir entre 200 e 1.000 pontos, de acordo com a metodologia exclusiva da INDSAT. A margem de erro é de 4,8 pontos percentuais para mais ou para menos.

O Abastecimento de Água, prestado pela Sabesp (Saneamento Básico do Estado de São Paulo), recebeu 728 pontos neste levantamento. Em toda a série histórica da INDSAT, o Abastecimento sempre ocupou a 1ª posição do ranking de serviços do município. No 2º trimestre do ano passado, o setor chegou a receber 736 pontos.

Também prestado pela Sabesp, a Qualidade da Água recebeu 699 pontos e é o 2º melhor serviço de São Paulo. O setor registrou pontuação inferior a 700 pontos durante todo o ano de 2017. No início do ano passado, o índice chegou na casa dos 733 pontos. O segmento iniciou o ano com 691 pontos, mas apresentou sinais de recuperação já neste trimestre.

O 3º melhor serviço avaliado na capital paulista é a Coleta de Lixo. Com 672 pontos, o serviço também fechou com Alto Grau de Satisfação. O setor alcançou o maior número em toda a série história da INDSAT. De modo geral, os índices encontram-se estabilizados. Atualmente, a Coleta é realizada pelas empresas Loga e Ecourbis.

A Iluminação Pública recebeu 669 pontos neste levantamento. O serviço é realizado por meio de uma PPP (Parceria-Público Privada), com o Consórcio FM Rodrigues. O setor também sempre conquistou Alto Grau de Satisfação e apresenta estabilidade desde o início de 2017.

Os 16 serviços públicos avaliados trimestralmente pela INDSAT são: Administração Pública, Educação, Merenda Escolar, Saúde, Segurança, Transporte Pública, Limpeza Pública, Coleta, Qualidade da Água, Abastecimento de Água, Iluminação Pública, Trânsito, Cultura, Qualidade do Asfalto, Geração de Empregos, Qualidade de Vida, Guarda Municipal e Câmara Municipal.

Apenas 7% de reprovam o Abastecimento de Água

Quando questionados sobre o serviço de Abastecimento de Água, 69% dos paulistanos responderam que o setor está “ótimo” ou “bom”, 24% o avaliaram como “regular” e apenas 7% afirmaram que o serviço é “ruim” ou “péssimo”. O índice de satisfação é maior entre moradores com Ensino Superior.

Qualidade da Água alcança 61% de “ótimo” e “bom”

Do total de entrevistados, 61% disseram que a Qualidade da Água é “ótima” ou “boa” e 30% responderam que é “regular”. A reprovação foi de 9%. Moradores com mais de 50 anos de idade são os mais satisfeitos.

Satisfação com serviços prestados por Loga e Ecourbis é maior entre paulistanos com Ensino Superior

A Coleta de Lixo recebeu 57% de “ótimo” e “bom”, 29% de “regular” e 14% de “ruim” e “péssimo”. Paulistanos que têm Ensino Superior são os mais satisfeitos com o serviço prestado pelas empresas Loga e Ecourbis. Quando levada em conta a faixa etária dos entrevistados, a aprovação é maior entre jovens de 16 a 30 anos de idade.

Iluminação Pública recebe 57% de “ótimo” e “bom” e 24% de “regular”

A Iluminação Pública, último segmento a receber Alto Grau de Satisfação, registrou 57% de “ótimo” e “bom”, 24% de “regular” e 19% de “ruim” e “péssimo”. Os mais satisfeitos são os moradores com Ensino Fundamental.

Foto: Prefeitura de São Paulo

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page