100% dos prefeitos com Alto Grau de Satisfação no INDSAT se reelegeram ou elegeram seus sucessores

4º Trimestre de 2020

Paulo Serra, de Santo André, Nilson Gaspar de Indaiatuba e Felício Ramuth de São José dos Campos

Análise realizada pela INDSAT indicou que todas as administrações municipais que receberam Alto Grau de Satisfação na pesquisa do 4º trimestre de 2020 reelegeram seus prefeitos ou elegeram os sucessores das respectivas chapas.

A pesquisa reflete exclusivamente a percepção e a opinião dos moradores em relação à gestão dos municípios. Ao todo, 16.800 pessoas foram entrevistadas na última pesquisa. Dessa forma, a INDSAT constatou que todas as chapas com avaliação positiva se mantiveram à frente do Executivo municipal.

No grupo das 10 maiores cidades do Estado, São José dos Campos, Santo André, São Bernardo do Campo e Osasco foram os municípios que fecharam o ano de 2020 com Alto Grau de Satisfação no quesito administração pública e também reelegeram seus prefeitos.

Das quatro cidades em questão, três prefeitos são tucanos. Em São José, Felicio (PSDB) se reelegeu com 58,21% dos votos válidos; em Santo André, Paulo Serra (PSDB) foi reeleito com 76,85%. Já Orlando Morando (PSDB) permanece por mais um mandato à frente da Prefeitura de São Bernardo do Campo, após receber 67,28% dos votos. Osasco reelegeu Rogério Lins, do Podemos.

No Aglomerado Urbano Piracicaba, grupo composto por 12 municípios, três cidades reelegeram seus prefeitos. São elas: Cordeirópolis (Adinan Ortolan, do MDB); Conchal (Vando Magnusson); e Leme, que passa por uma situação delicada [veja abaixo].

O cenário não foi muito diferente na Região Metropolitana de Campinas (RMC), grupo em que três cidades também reelegeram seus prefeitos. Em Indaiatuba, cidade com melhor índice de satisfação em Administração Pública, os eleitores escolheram Nilson Gaspar (MDB) para comandar a prefeitura por mais quatro anos. Jaguariúna e Hortolândia, também entre as melhores avaliações, reelegeram Gustavo Reis (MDB) e Perugini (PSD) respectivamente.


Santa Bárbara d’Oeste e São Pedro elegem sucessores

A segunda melhor avaliação de prefeitos da RMC é de Santa Bárbara d’Oeste, cidade que elegeu o sucessor Rafael Piovesan (PV). O atual prefeito era vice de Denis Andia (PV), chapa que permaneceu no cargo nos dois últimos mandatos. De acordo com a pesquisa INDSA


T, Santa Bárbara fechou o ano de 2020 com 685 pontos na escala de pontuação do instituto.

Já São Pedro elegeu o tucano Thiago Silva, ex-vice-prefeito de Helinho Zanatta (PSD). A cidade tem a melhor avaliação em administração pública da região. Na última pesquisa, o município alcançou 794 pontos em satisfação. A gestão precisa somar apenas mais seis pontos para ser contemplada com Grau de Excelência pela metodologia INDSAT.


Apesar de reeleger prefeito, Leme deve ter novas eleições

Leme também foi uma das cidades do Aglomerado Urbano Piracicaba que recebeu Alto Grau de Satisfação em Administração Pública. O prefeito Wagão (PSD), eleito pela primeira vez em 2016, foi escolhido pela população para continuar o mandato nas Eleições Municipais de 2020.

No entanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu sua candidatura à reeleição e a cidade de Leme terá novas eleições em março deste ano. O presidente da Câmara de Leme, Claudemir Borges (PSD), é o atual prefeito interino do município.



Em destaque
Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"