• INDSAT

100% das Administrações com Baixo Grau foram derrotadas nas Eleições 2020

4º Trimestre de 2020

Juninho da Padaria perdeu em Rio Claro

As administrações que receberam Baixo Grau de Satisfação no 4º trimestre de 2020 foram todas derrotadas nas Eleições Municipais do último ano. Das 36 cidades avaliadas pela INDSAT trimestralmente apenas três fecharam 2020 com Baixo Grau: Iracemápolis, Rio Claro e Cosmópolis.

Das cidades em questão, duas pertencem ao Aglomerado Urbano Piracicaba, enquanto Cosmópolis faz parte do grupo da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Em Iracemápolis, Fábio Zuza (PSDB) deixou o cargo de prefeito com Baixo Grau de Satisfação e 47% de reprovação por parte dos moradores. No 4º trimestre 2020, havia sido a primeira vez que a administração pública de Iracemápolis recebeu classificação baixa pela metodologia do instituto.

As pontuações sempre foram consideradas medianas, sendo que, nos dois primeiros levantamentos de 2018, a administração pública chegou a conseguir Alto Grau de Satisfação. Iracemápolis iniciou 2021 com uma nova prefeita: a assistente social Nelita Michel (PL).

Já em Rio Claro, o cenário era desfavorável para o ex-prefeito Juninho da Padaria (DEM) não só pela opinião pública, como também judicialmente. Em dezembro de 2020, ele foi afastado do cargo após suspeita de irregularidades na compra de equipamento de proteção individual (EPIs) para os profissionais da saúde no combate à Covid-19, no valor de R$ 4 milhões.

O até então prefeito deixou o cargo também com Baixo Grau de Satisfação pela população e com uma reprovação de 54%. Agora, Rio Claro está sob comando do advogado Gustavo Perissinotto (PSD), eleito com 36,48% dos votos válidos.

Cosmópolis, na Região Metropolitana de Campinas (RMC), elegeu Junior Felisbino (PP). A gestão anterior foi marcada por baixos índices de satisfação do até então prefeito José Pivatto (PT).

No 4º trimestre de 2020, a administração pública de Cosmópolis era reprovada por 51% dos moradores. O Baixo Grau de Satisfação foi atribuído à gestão municipal durante a maior parte de 2019 e o ano todo de 2020. Nos demais levantamentos da INDSAT, a satisfação ficou mediana.


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
6074_b_s2_indsat_970x250 (1).jpg