top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Água fornecida pela BRK Ambiental em Sumaré tem a pior avaliação da RMC

4ºTrimestre/2018

O serviço prestado obteve Baixo Grau de Satisfação

A satisfação dos moradores de Sumaré com a Qualidade da Água da cidade não está nada boa. O serviço de responsabilidade da empresa BRK Ambiental deixou a desejar mais uma vez e confirmou a última colocação do município no ranking das 15 maiores cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas). O levantamento foi realizado no 4º trimestre.

Nas pesquisas da INDSAT, o segmento de Qualidade da Água se destaca por apresentar altos índices de satisfação ou até excelência em satisfação. Apesar de receber Baixo Grau de Satisfação pela primeira vez, os levantamentos realizados em Sumaré já apresentavam sinais sobre a qualidade do serviço prestado.

A cidade está na última posição do ranking no segmento desde o início de 2017. A Qualidade da Água recebe Grau Médio de Satisfação desde aquele período, com oscilações de 514 a 605 pontos durante o ano. Em 2018, a pontuação chegou a crescer do 1º para o 2º trimestre, mas voltou a registrar duas quedas consecutivas até chegar no índice atual.

O Baixo Grau de Satisfação é atribuído aos segmentos que obtêm de 350 a 499 pontos. Já o Grau Médio é a classificação dos setores que possuem de 500 a 649 pontos.

O levantamento traz detalhes sobre o perfil dos entrevistados mais e menos satisfeitos com a Qualidade da Água de Sumaré. Quando apenas a faixa etária dos entrevistados é analisada, a aprovação é menor entre pessoas de 31 a 50 anos e maior entre jovens de 16 a 30 anos. Ao analisar apenas a escolaridade, moradores com Ensino Fundamental são os menos satisfeitos.

Reprovação é de 55%

Para calcular o índice de satisfação, a INDSAT possui uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”.

A Qualidade da Água de Sumaré obteve Baixo Grau de Satisfação porque recebeu 23% de “ótimo” e “bom”, 22% de “regular” e 55% de “ruim” e “péssimo”.

Outros 15 serviços públicos são analisados trimestralmente pela INDSAT. Setores como Saúde, Educação e Transporte são avaliados pelos moradores. O instituto também realiza pesquisas político-eleitorais na RMC, nas 10 maiores cidades do Estado de São Paulo e em 12 municípios do Aglomerado Urbano Piracicaba.

Foto: A Cidade On (divulgação)

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page