top of page
WhatsApp Image 2024-05-02 at 10.50.59.jpeg
  • INDSAT

Transporte Público de Vinhedo está acima da média das CPPs

Pontuação do serviço ultrapassa o desempenho das demais cidades do agrupamento, alcançando Alto Grau de Satisfação


JANEIRO DE 2023 - CIDADE DE PEQUENO PORTE

Moradores registram aumento na aprovação do serviço, chegando ao maior patamar positivo do Transporte na CPP. / Foto: Divulgação/PMV.

Os indicadores a respeito do Transporte Público de Vinhedo apresentaram avanço expressivo nas pesquisas da INDSAT desenvolvidas em janeiro deste ano. A pontuação obtida no estudo recente mostra que as avaliações do serviço ultrapassaram a média das Pequenas Cidades, agrupamento do qual Vinhedo faz parte de acordo com os critérios de definição da INDSAT. Com 652 pontos, o Transporte Público municipal atingiu Alto Grau de Satisfação, superando a média de 622 pontos das demais CPPs.

A evolução também é considerada em relação aos dados observados no estudo anterior, em setembro de 2022, quando o serviço público de Vinhedo recebeu 568 pontos. O patamar recente do Transporte representa a maior pontuação atingida no período entre novembro de 2020 e janeiro deste ano, considerando a opinião de 400 moradores maiores de 16 anos participantes do levantamento. Entre a classificação dos 16 serviços públicos avaliados pela pesquisa, o Transporte ocupa o 13º lugar no ranking doméstico da INDSAT.

O levantamento aponta aprovação atual de 51% no serviço, formada por 7,8% de ótimo e 43,2% de bom. A taxa representa mudança relevante em relação aos dados obtidos na última pesquisa (33,5%). Entre as avaliações positivas registradas em Vinhedo nos últimos dois anos, a aprovação atual é a mais alta coletada pela INDSAT, com margem de erro de 4,8% e intervalo de confiança de 95%. A rejeição indicada em janeiro de 2023 é a menor no período, com 22,1% de ruim e péssimo. No final 1º semestre de 2022, as avaliações chegaram a 38,8%, iniciando queda no 2º semestre do ano.

Nas atualizações divulgadas no portal de notícias da prefeitura municipal, o serviço público recebeu alterações nas linhas de ônibus no mês de fevereiro, reativando as linhas 407 e 410, suspensas na pandemia, e mudando as linhas 401, 403 e 406, com percurso reduzido, menor intervalo de trajeto e mais opções de horários, além de atender novos locais na cidade. As mudanças devem ter início em 60 dias. Na configuração atual, o sistema de transporte público contará com nova linhas ativas.


INDSAT A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes. Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2023, a previsão é de que Vinhedo alcance 73.371 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CPP).


Kommentare


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page