top of page
10274_f_s8_banner-web_970x250_portais-pat (2).png
  • INDSAT

Transporte Público de Santo André tem alta na aprovação

Setor registra avanço INDSAT, com maior avaliação positiva em 2 anos


JANEIRO DE 2023 – CIDADE DE GRANDE PORTE

Indicadores mostram evolução no Transporte da cidade, com avanço na aprovação e na pontuação do serviço. / Foto: Alex Cavanha/PMSA.

As avaliações do Transporte Público de Santo André registraram em janeiro deste ano a maior taxa de aprovação obtida pela INDSAT em dois anos de pesquisas na cidade. Com 40,8% de aprovação, soma de 4,2% de ótimo e 36,5% de bom, o patamar positivo mais recente em relação ao serviço supera os resultados anteriores observados entre o final 2020 e o início de 2023.

Há um ano, a aprovação do Transporte atingia 32,7% na cidade pertencente ao agrupamento de Grande Porte. Neste período, as avaliações positivas caíram e subiram novamente em Santo André, retomando e ultrapassando a taxa registrada no início de 2022. No comparativo com o levantamento anterior, em outubro de 2022, a aprovação do Transporte alcançou 31,6%, após queda observada em julho do mesmo ano (26,4%).

Enquanto a aprovação oscilou na Grande Cidade, a rejeição permaneceu em queda ao longo de 2022, atingindo o maior patamar em abril, com 42,4%. Após o início do 2º trimestre do ano anterior, as avaliações negativas do Transporte caíram gradualmente, até alcançar o resultado mais recente, de 21,5% (12% de ruim e 9,4% de péssimo). Ao contrário do observado em relação à aprovação, as taxas obtidas em janeiro em Santo André são as mais baixas dos últimos dois anos, considerando margem de erro de 4% e intervalo de confiança de 95%.

Os indicadores de satisfação do serviço, avaliados a partir de entrevistas com 600 moradores maiores de 16 anos, mostram que o Transporte Público da Cidade de Grande Porte manteve o nível Médio de Satisfação na INDSAT, com 628 pontos no estudo. O resultado supera os números de outubro, de 586 pontos, assim como a média das CGPs, de 581 pontos, mantendo o patamar superior observado desde o 2º semestre de 2022. Entre os 16 serviços públicos avaliados na cidade, o Transporte se classificou em 9º lugar na INDSAT.

A melhora registrada nas pesquisas da INDSAT pode refletir a novidade anunciada pela prefeitura municipal no final de 2022, com a entrega de 15 novos ônibus para a frota do transporte público da cidade. O objetivo é que os veículos atendam as linhas I02, T15 e T17, com alcance de em média 20 mil usuários.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT estão divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2023, a previsão é de que Santo André alcance 695.496 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).

Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page