Transporte Público de Santa Bárbara d'Oeste tem satisfação acima da média
Avaliações do setor mostram Alto Grau de Satisfação no levantamento INDSAT
JANEIRO DE 2024 - CIDADE DE MÉDIO PORTE
Chegando aos 700 pontos na INDSAT, o Transporte Público de Santa Bárbara d'Oeste registrou Alto Grau de Satisfação nas pesquisas realizadas no início de 2024. O número indica, além do nível de satisfação, a posição do serviço no ranking doméstico, posicionado em 11º lugar entre os 16 setores públicos avaliados pelo estudo. Com 642 pontos, a média das Cidades de Médio Porte (CMP) indica desempenho inferior ao observado no serviço de Transporte de Santa Bárbara, representando Grau Médio na metodologia INDSAT de satisfação, abaixo de 650 pontos.
Do total de moradores entrevistados, 65,9% disseram aprovar o Transporte da CMP. Entre os resultados positivos, 3,3% avalia o setor como ótimo e 62,6% classifica como bom. A rejeição é composta por 13,4% de avaliações negativas, somando 7,7% de ruim e 5,7% de péssimo. A pesquisa contou com a participação de 400 moradores maiores de 16 anos para o desenvolvimento dos indicadores. A margem de erro considerada é de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.
Entre a divisão por perfil demográfico dos moradores da cidade, considerando gênero, faixa etária, nível de escolaridade e religião, a maior aprovação do Transporte foi observada entre a população católica, com 74,5% de ótimo e bom. Já a rejeição indicou maior patamar entre os moradores de 31 a 50 anos, com 18,6%.
Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:
As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2024 é de que Santa Bárbara d'Oeste alcance 183.284 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).
Comments