top of page

Transporte Público de São José dos Campos completa 2 anos entre os melhores do Estado

Superando a média por mais um trimestre, setor está mais de 30 pontos a frente das Grandes Cidades


JANEIRO DE 2024 - CIDADE DE GRANDE PORTE

Com mais um setor acima da média das Grandes Cidades, desta vez São José dos Campos registrou pontuação superior no Transporte Público avaliado pela INDSAT. Na última pesquisa realizada na cidade, em janeiro desde ano, o serviço completou 2 anos acima da média do agrupamento, com 648 pontos no levantamento. A nota avança em relação aos 610 pontos das demais CGPs, indicando um dos patamares mais elevados de SJC no Transporte, logo após os resultados de janeiro (662 pontos) e outubro de 2023 (651 pontos). O indicador reflete Grau Médio de Satisfação dos moradores em relação ao serviço. Na análise geral considerando 16 serviços públicos da CGP, o Transporte se classificou em 14º lugar.

Do total de 600 moradores entrevistados pela INDSAT, 49,3% aprovaram o serviço. O resultado é a soma de 3,2% de ótimo e 46,1% de bom, entre as melhores taxas dos últimos anos. No comparativo com o mesmo período dos anos de 2021, 2022 e 2023, o total positivo obtido em 2024 está entre os mais elevados, logo após os 52,4% registrados no início de 2023.

As avaliações negativas registraram 20,6% em janeiro deste ano, soma de 12,5% de ruim e 8,1% de péssimo. As taxas obtidas pela INDSAT consideram margem de erro de 4% sob intervalo de confiança de 95%.


Metodologia 

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2024 é de que São José dos Campos alcance 728.910 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).





1 Comment


Essas pessoas com certeza não utilizam transporte público em São José dos Campos ou não sabem o que é um serviço de transporte público de qualidade.

Like
Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page