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Transporte Público de Limeira conquista nota acima da média

Setor mantém Alto Grau de Satisfação alcançado no final do ano anterior


MARÇO DE 2023 - CIDADE DE MÉDIO PORTE

Opinião dos moradores indicam avanço no serviço, com avaliações em alta no levantamento da INDSAT. / Foto: Divulgação/PML.

Levantamento da INDSAT realizado em Limeira mostra registros de avanço nas avaliações do Transporte Público da cidade pertencente ao agrupamento de Médio Porte (CMP). A nota do serviço saltou de 593 pontos em março de 2022 para 672 pontos em março deste ano, mantendo nas pesquisas atuais o Alto Grau de Satisfação obtido no final do ano anterior (671 pontos). Com a maior pontuação no período entre novembro de 2020 a março deste ano, a pontuação do Transporte está acima da média das CMPs, de 590 pontos, e posiciona o setor em 9º lugar entre os 16 serviços públicos avaliado em Limeira.

Os índices de aprovação também aumentaram expressivamente no último ano, considerando os 37,7% registrados em março de 2022 e os atuais 54,6%. Com taxas de 4,1% de ótimo e 50,5% de bom, a aprovação obtida no 1º trimestre desse ano é mais alta em todo o período desde novembro de 2020. No final de 2022, as avaliações positivas atingiram pela primeira vez a metade dos entrevistados, chegando a 50,4%. Os dados consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Enquanto a aprovação aumentou, a rejeição caiu entre os 400 moradores participantes da pesquisa, registrando 14,8% (6,9% de ruim e 7,69% de péssimo). O patamar é o mais baixo observado no levantamento nos últimos dois anos, com taxas de 43,6% em 2021 e 28,4% em 2022. Os indicadores começaram a diminuir no final do ano anterior, caindo de 41,7% em junho para 25,6% em setembro, até alcançar os resultados mais recentes.

Desde a última pesquisa realizada pela INDSAT, em dezembro de 2022, o Transporte Público de Limeira divulgou algumas mudanças nas linhas de ônibus da cidade, incluindo novos itinerários, mudança de horários e operação de nova linha na cidade. As alterações seguem solicitações e demandas de moradores e vereadores da CMP.


Metodologia

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT seguem metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Limeira alcance 299.031 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).

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