7700-PortalIndsat-970x250_Portais---Campanha-do-Agasalho.jpg

Transporte Público de Campinas registra evolução expressiva na aprovação

Avaliações positivas do serviço saltam de 17,8% no final de 2021 para 29,9% em abril deste ano


ABRIL DE 2022 – CIDADE DE GRANDE PORTE

Pesquisas da INDSAT posicionam serviço de Campinas acima da média das CGPs, com 526 pontos e Grau Médio de Satisfação / Foto: EMDEC/SETRANSP

Cidade integrante do agrupamento de Grande Porte, Campinas participou das pesquisas da INDSAT realizadas em abril, contando com a participação de 600 moradores para avaliar os 16 serviços públicos da CGP. Analisado pelo levantamento, o Transporte Público da cidade revelou melhorias expressivas em relação ao observado no estudo desenvolvido no final do ano anterior, que fechou 2021 com aprovação de 17,8%; nos dados mais recentes, as avaliações positivas do Transporte atingiram 29,9% de aprovação, soma de 7,5% de ótimo e 27,4% de bom, salto de 12,1 pontos percentuais no período de cinco meses. O resultado atual da aprovação é o maior no intervalo entre novembro de 2020 a abril deste ano, alcançando 13,9% no final de 2020 e 10,3% em março do ano anterior.

Assim como as mudanças obtidas na aprovação, a rejeição do serviço também apresentou melhorias no período, atingindo em abril o menor índice de reprovação, com 41% (12,7% de ruim e 28,3% de péssimo). Mesmo que a somatória ainda ultrapasse a aprovação, os números têm diminuído constante e significativamente desde o final de 2020, caindo de 62,2% em novembro do mesmo ano para 61,4% em março e 49,1% em novembro de 2021, até alcançar o menor patamar do período em abril de 2022.

As avaliações da pontuação seguem a mesma tendência dos demais indicadores, aumentando de 485 pontos em novembro do ano anterior para 526 pontos em abril deste ano, ultrapassando a média das CGPs, de 504 pontos, e mantendo o Grau Médio de Satisfação da INDSAT. A nota posiciona o Transporte de Campinas em 14º lugar entre os 16 serviços públicos avaliados na cidade, considerando margem de erro de 4% sob intervalo de confiança de 95% nas pesquisas.

De acordo com informações divulgadas pela prefeitura municipal, algumas mudanças foram anunciadas para as linhas de ônibus da cidade no mês de maio, como a adição de veículos nas frotas 123 (Terminal Campo Grande / Terminal Ouro Verde), 205 (Terminal Campo Grande / Terminal Ouro Verde), 241 (Vila Padre Manoel da Nóbrega I / Terminal Mercado I) e 266 (Parque São Jorge / Hospital das Clínicas). A administração pública informa que as mudanças tem como objetivo adequar a oferta de veículos à demanda de passageiros, reforçando as opções de transporte na cidade. No mês de abril, a empresa responsável pelo transporte público da cidade informou que encerraria as atividades da linha 143 pela baixa demanda dos usuários, e reforçaria a linha 142 nos horários de pico.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes. Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Campinas alcance 1.181.555 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).




Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon