7700-PortalIndsat-970x250_Portais---Campanha-do-Agasalho.jpg
  • INDSAT

Transporte em Arujá melhora e fica acima da média das CPPs

Serviço saltou de 17,6% para 33,6% de aprovação


JUNHO DE 2021 – CIDADE DE PEQUENO PORTE

Registrando queda na rejeição e melhora na aprovação, Transporte de Arujá alcança Grau Médio de Satisfação. / Foto: DIvulgação Viação Arujá

Levantamento realizado pela INDSAT em Arujá (Cidade de Pequeno Porte) no mês de junho revelou que o Transporte Público da CPP apresentou melhora desde a última pesquisa desenvolvida em março. Com atuais 587 pontos e Grau Médio de Satisfação, o cenário apresenta melhora em comparação ao começo do ano, quando recebeu 495 pontos e Baixo Grau de Satisfação.


Posicionado em 10º lugar entre os 16 serviços públicos analisados pela INDSAT em Arujá, o Transporte da cidade está acima da média das CPPs, de 553 pontos. Os dados são resultado da pesquisa realizada com 400 moradores maiores de 16 anos, considerando margem de erro de 4,8% e intervalo de confiança de 95%.



Além do nível de satisfação, outros indicadores apresentaram melhoras nas avaliações do Transporte. A aprovação atual, de 33,6%, é maior que a registrada em março, quando as avaliações positivas somavam 17,6% de ótimo e bom. O mesmo foi observado na rejeição, que caiu de 47,5% em março para 28,6% em junho.


De acordo com informações divulgadas pelo portal G1, o desempenho do transporte público neste período de retorno às aulas presenciais tem desagradado diversos moradores, uma vez que os ônibus ainda operam em horários especiais determinados durante a pandemia e não atendem aos horários escolares atuais.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Arujá alcance 89.744 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon