Banner_cameras-970x250 (1).gif

Segurança de Capivari supera a média das Pequenas Cidades

Serviço é avaliado como 6º melhor da cidade, com 706 pontos


MAIO DE 2022 – CIDADE DE PEQUENO PORTE

59% dos moradores aprovam o serviço, com 10,1% de rejeição. /Foto: Divulgação/PMC

Levantamento da INDSAT desenvolvido em Capivari (Cidade de Pequeno Porte – CPP) no início de maio revelou que a Segurança Pública da cidade alcançou avalições positivas dos moradores, se mantendo acima da média das demais CPPs. As pesquisas concederam ao setor 706 pontos e Alto Grau de Satisfação, superando a pontuação do agrupamento, de 589 pontos. O patamar atual representa queda no comparativo com os resultados obtidos em novembro de 2021, de 744 pontos, mas são superiores aos números de novembro de 2020, de 590 pontos. O indicador posiciona a Segurança como o 6º melhor serviço da cidade entre os 16 setores públicos de Capivari avaliados pela INDSAT.

Nas pesquisas aplicadas na cidade, foram entrevistados 400 moradores maiores de 16 anos, coletando dados que consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%. Dentre os resultados observados no levantamento, a aprovação da Segurança em Capivari alcançou 59% de avaliações positivas, distribuídas entre 8,4% de ótimo e 50,6% de bom. A taxa é menor que a registrada no final do ano anterior, quando o setor recebeu 70,2% de aprovação.

A mudança também foi observada na rejeição da Segurança, que alcançou 10,1% em maio, soma de 6,1% de ruim e 4,1% de péssimo. Nos resultados coletados no final de 2021, as avaliações negativas atingiram 6,3%, menor resultado do período entre novembro 2020 (31,2%) e maio deste ano.

Na divisão da cidade proposta pela INDSAT, os bairros de Capivari seriam definidos da seguinte forma:

A partir da definição dos setores, é possível identificar que a maior aprovação da Segurança foi registrada no setor 5 (Vila Fátima, Nova Aparecida, Estação, Vila Nova e arredores), com 70,8%, seguida do setor 10 (Cancian e adjacências), com 70%. Já a rejeição foi mais expressiva no setor 6 (Vila Balan, São Luis, Vila Cardoso, Vila Clemente e proximidades), com 20%, seguida do setor 1 (Castelani, Rossi, Pipeiro e vizinhanças), com 17,8%.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Capivari alcance 54.686 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon