top of page
10274_f_s8_banner-web_970x250_portais-pat (2).png
  • INDSAT

Satisfação com Abastecimento se aproxima da Excelência em Vinhedo

Aprovação saltou de 74,8% para 87,9% e alcançou 790 pontos no ranking INDSAT


ABRIL de 2021 - CIDADE DE PEQUENO PORTE

Apesar da ótima avaliação do Abastecimento de Água, cidade entra em período de estiagem e lança decreto / Foto: PMV

O setor de Abastecimento de Água de Vinhedo (Cidade de Pequeno Porte) apresentou no último ranking INDSAT aprovação de 87,9%. A satisfação apresentou um salto em comparação à última pesquisa, realizada em novembro de 2020, quando 74,8% dos moradores demonstraram aprovar o serviço.

A taxa de rejeição apresentou uma leve mudança desde então, caindo de 4,3% em novembro do ano anterior para 4% em abril deste ano. Já na somatória das avaliações, Vinhedo alcançou 790 pontos, acima da média das CPP’s, de 748 pontos. A pontuação aproxima a cidade do Grau de Excelência no Abastecimento de Água, com distância de apenas 10 pontos. Atualmente, a população posiciona o setor como segundo colocado no ranking INDSAT.

O estudo foi realizado na terceira semana de abril e reúne a opinião de 400 entrevistados maiores de 16 anos, com margem de erro de 4,8% e intervalo de confiança de 95%. A aprovação dos moradores é composta de 12,3% de bom e 75,6% de ótimo em relação ao serviço, enquanto a rejeição é composta de 3% ruim e 1% péssimo.

De acordo com os dados coletados, a maior diferença no período analisado foi observada na porcentagem de moradores que classifica o abastecimento como regular, que diminuiu de 20,9% para 8,1%.


Operação estiagem

Os bons números registrados pela Sanebavi, autarquia responsável pelo abastecimento de água em Vinhedo, surgem em concomitância ao lançamento da Operação Estiagem 2021, que prevê uma série de medidas que deverão ser adotadas no período de escassez hídrica para evitar desabastecimento de água na cidade. Decreto publicado pela Prefeitura de Vinhedo começa a valer 20 dias depois da sua publicação oficial, que ocorreu no último dia 20 de maio. Entre as proibições estão aguar gramados ou jardins, manter abertos ou ligados indevidamente torneiras, caixas d’água, reservatórios ou mangueiras que desperdicem água de forma contínua, lavar calçadas, ruas, varandas, pátios ou quintais, assim como veículos.

No caso de descumprimento das medidas, a partir do dia 8 de junho o morador poderá ser penalizado com multa equivalente ao valor do preço público da ligação de água vigente ao período da infração, hoje em R$ 535,83.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

  • INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação

  • INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.

  • INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.

  • INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.

  • INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.

Desde o primeiro trimestre deste ano, as cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos:

  • Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes

  • Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes

  • Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Vinhedo alcance 78.440 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).



Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page