Santo André mantém aprovação da Limpeza na casa dos 60%
Rejeição do serviço alcança 11,1%
OUTUBRO DE 2021 – CIDADE DE GRANDE PORTE
As avaliações da Limpeza Pública de Santo André (Cidade de Grande Porte – CGP) se mantiveram relativamente estáveis no levantamento realizado pela INDSAT em outubro. A soma de ótimo e bom do setor atingiu a casa dos 60,7%, mantendo as avaliações próximas ao registrado em abril (60,5%) e julho (62%). No comparativo com as pesquisas anteriores, a maior diferença foi observada entre o número atual e o consolidado de novembro de 2020, quando a setor recebeu 42,6%.
A rejeição da Limpeza apresentou situação parecida, com atuais 11,1% (4,9% de ruim e 6,2% de péssimo). Nos meses anteriores, as avaliações negativas tiveram poucas oscilações, variando entre 10,1% em julho 13% em abril, registrando a maior mudança em relação ao mês de novembro (27,5%). Os dados, obtidos através de entrevistas com 600 moradores maiores de 16 anos, consideram margem de erro de 4¨% sob intervalo de confiança de 95%.
No desempenho da pontuação, o serviço de Santo André manteve o Alto Grau de Satisfação, com 697 pontos e classificação acima da média das CGPs, de 666 pontos. A nota posiciona a Limpeza em 5º lugar entre os 16 setores públicos da cidade.
Segundo a divisão proposta pela INDSAT, Santo André pode ser divida entre os seguintes setores:
A maior aprovação observada entre os bairros da cidade foi registrada no setor 2 (Vila Lea, Vila Giomar, Vila Palmares e vizinhanças), com 67,6%, seguida do setor 1 (Jardim das Maravilhas, Utinga, Vila Cláudio e arredores), com 61,8%. Já a rejeição foi mais expressiva nos setores 5 (Parque Marajoara, Vila Guarani, Vila Humaita e proximidades) e 3 (Vila Apiai, Jardim Stella, Vila Cerâmica e adjacências), com 15% e 14,8%, respectivamente.
INDSAT
A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:
As cidades avaliadas pela INDSAT estão divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.
Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Santo André alcance 694.681 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).