Santa Bárbara d'Oeste registra Educação Pública acima da média
Setor conquista Alto Grau de Satisfação na INDSAT, com 738 pontos
JANEIRO DE 2024 - CIDADE DE MÉDIO PORTE
A Educação Pública de Santa Bárbara d'Oeste (Cidade de Médio Porte) alcançou pontuação superior a média das CMPs nas pesquisas da INDSAT realizadas em janeiro deste ano. Registrando 738 pontos e Alto Grau de Satisfação, o serviço indicou nota acima dos 701 pontos obtidos nas demais cidades do agrupamento. O desempenho posiciona a Educação como 8º serviço entre os 16 avaliados em Santa Bárbara, refletindo exclusivamente a opinião dos 400 moradores maiores de 16 anos participantes do levantamento.
Entre os entrevistados, 73,6% disseram aprovar a Educação Pública da cidade, divididos entre 5,1% de ótimo e 68,5% de bom. Outros 6,7% indicaram rejeitar o serviço, somando avaliações de 4,1% de ruim e 2,7% de péssimo.
Agrupados por gênero, idade, nível de escolaridade e religião, os moradores participantes mostraram maior aprovação entre a população com mais de 50 anos, chegando a 82,9%. A rejeição mostrou ser mais expressiva entre a população de escolaridade superior, atingindo 12,5%. Os dados indicados pelas pesquisas consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.
De acordo com informações da prefeitura municipal, 16 mil alunos são atendidos entre as 58 unidades escolares da rede municipal de ensino de Santa Bárbara, desde as unidades de creche até a Educação de Jovens Adultos.
Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:
As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2024 é de que Santa Bárbara d'Oeste alcance 183.284 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).
Comments