Saúde Pública de Santo André supera média das Grandes Cidades
Avaliado com Grau Médio de Satisfação, serviço recebe 580 pontos e indica 48 pontos acima da média do agrupamento
ABRIL DE 2024 - CIDADE DE GRANDE PORTE
Integrante das Cidades de Grande Porte, Santo André registrou avaliação superior ao agrupamento na análise da Saúde Pública da CGP. Com 580 pontos e Grau Médio de Satisfação, o serviço está 48 pontos acima da média das Grandes Cidades, de 532 pontos. Mantendo o mesmo patamar há quase 2 anos, a Saúde é o 7º melhor serviço em Santo André entre os 10 setores considerados nas pesquisas públicas desenvolvidas pela INDSAT.
600 moradores maiores de 16 anos foram ouvidos nos estudos INDSAT. Do total, 32,4% disseram aprovar a Saúde, acima dos 31% obtidos em janeiro deste ano. Com exceção dos resultados de julho e outubro de 2023 (38,9% e 37%, respectivamente), o patamar atual é o mais elevado em todo o período entre novembro de 2020 a abril deste ano. O resultado representa a soma de 3,4% de ótimo e 29,1% de bom.
A rejeição registrou 32,3% em Santo André, acima dos dados observados em janeiro (31,7%). Com margem de erro de 4% sob intervalo de confiança de 95%, o número é formado por 18,9% de ruim e 13,3% de péssimo.
Entre os moradores agrupados por gênero, faixa etária, nível de escolaridade e religião, a maior aprovação foi observada entre a população de ensino superior, com 40,9%. Já a rejeição expressou resultados mais elevados moradores de 16 a 30 anos, com 42,5%.
Segundo informações da prefeitura, o Poupatempo da Saúde de Santo André, inaugurado em fevereiro deste ano, atingiu em junho a marca de 100 mil atendimentos médicos. Com acesso através das Unidades Básicas de Saúde, o morador cadastrado no sistema utiliza o atendimento clínico especializado da unidade do Poupatempo Saúde, que conta com mais de 30 especialidades e 150 médicos atuando diariamente no local.
Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma:
As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2024 é de que Santo André alcance 696.312 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).
Comments