Saúde de Arujá apresenta forte melhora em 2021
Setor registrou salto de 21 pontos percentuais entre março e outubro do ano anterior
OUTUBRO DE 2021 - CIDADE DE PEQUENO PORTE
O desempenho da Saúde de Arujá (Cidade de Pequeno Porte - CPP) apresentou melhora significativa nas avaliações dos moradores nas pesquisas da INDSAT realizadas em outubro de 2021. O levantamento alcançou 24,5% de impressões positivas, distribuídas entre 2% de ótimo e 22,4% de bom. O número é relevante em comparação às taxas atingidas nas pesquisas de março, que chegaram a 3,5% de aprovação, e no levantamento de junho, com 14,3% ótimo e bom.
No caso da rejeição os patamares foram superiores, com 40,8% de avaliações negativas (18,9% de ruim e 21,9% de péssimo) em outubro, menos que o observado em março (78,2%) e junho (52%). Entre o comparativo com as demais CPPs, a Saúde de Arujá alcançou 528 pontos e ficou abaixo da média do agrupamento, de 557 pontos. A classificação manteve o serviço com o Grau Médio de Satisfação, e posiciona o setor em 15º lugar no ranking doméstico da INDSAT, que avalia os 16 setores públicos de Arujá.
Além das avaliações gerais dos moradores, as pesquisas da INDSAT também contemplam as classificações de acordo com idade, gênero, nível de escolaridade e religião. Neste caso, as avaliações da Saúde receberam maior aprovação por parte dos moradores que completaram até o ensino fundamental, com 30,5% de ótimo e bom, seguida dos moradores entre 31 a 50 anos, com 28% de aprovação. Já a rejeição foi mais expressiva entre o público feminino, com 46% de ruim e péssimo, seguida dos moradores entre 31 e 50 anos, com 41,7%. Os dados são resultados das entrevistas com 400 moradores maiores de 16 anos, considerando margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.
No mês de dezembro, a prefeitura de Arujá homenageou duas estudantes arujaenses do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) pela criação de um projeto que beneficia alunos através do atendimento psicológico, oferecendo suporte na área de Saúde Mental.
INDSAT
A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:
As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.
Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Arujá alcance 89.744 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).
Comments