top of page
WhatsApp Image 2024-05-02 at 10.50.59.jpeg
  • INDSAT

Saúde atinge maior patamar de aprovação do ano em Itupeva

Com tendência de melhora nos indicadores, soma de ótimo e bom do serviço aumentam na CPP


DEZEMBRO DE 2022 – CIDADE DE PEQUENO PORTE

80% dos moradores relatam utilizam o sistema público de Saúde, com Grau Médio de Satisfação. / Foto: Divulgação/PMI.

Pela primeira vez no ano de 2022, a Saúde Pública de Itupeva (Cidade de Pequeno Porte – CPP) registrou taxas positivas superiores à rejeição nas pesquisas da INDSAT. Com aprovação de 34,9% em dezembro de 2022 (2,9% de ótimo e 32% de bom), os resultados superam os números negativos em relação ao serviço e atingem a maior taxa do ano, saltando 14 pontos percentuais no comparativo com o levantamento anterior, do mês de setembro, quando a Saúde recebeu 20,9% de aprovação entre os 400 moradores maiores de 16 anos entrevistados no estudo.

Na análise geral, a aprovação ainda não atinge números elevados no levantamento da CPP, mas registra melhora no comparativo com os dados obtidos em pesquisas anteriores. Em junho do mesmo ano, a aprovação atingiu 21,6% entre os moradores. A mudança observada no mês de dezembro é ainda mais significativa na comparação com a rejeição do serviço, que fechou o ano com 32,5% de ruim e péssimo. Mesmo com patamares relativamente elevados, é a primeira vez que as avaliações negativas se posicionam abaixo da aprovação. Em setembro e junho de 2022, a rejeição da Saúde chegou a 42,1% e 41,6% em Itupeva, respectivamente.

Os resultados registrados nas pesquisas da INDSAT podem refletir as recentes melhorias realizadas em unidades de Saúde e no segmento em geral da cidade. Divulgadas no portal de notícias da prefeitura municipal, novidades como nova remessa de imunizantes pediátricos contra a Covid 19, atendimento psicológico gratuito integrado ao Sistema Único de Saúde e manutenção e reforma de Unidades Básicas de Saúde são algumas das ações destacadas pela administração municipal que beneficiam a população.

Entre os moradores entrevistados pela pesquisa da INDSAT, 80% relata utilizar o sistema público de Saúde, com números mais expressivos entre a população de 31 a 50 anos (85,3%). Em seguida, moradores de nível de escolaridade fundamental (83,7%) e demais grupos demográficos divididos entre religião, idade, gênero e demais níveis de escolaridade. Dos 80% que alegam utilizar o sistema pública de Saúde, 36,9% aprova o serviço público, com 34,1% de rejeição.

No ranking doméstico da INDSAT, que avalia a classificação dos 16 setores públicos da CPP, a Saúde ocupa o 13º lugar em Itupeva, com 587 pontos e Grau Médio de Satisfação. A nota é a mais alta registrada em 2022, superando a média das demais cidades do agrupamento, de 584 pontos.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2023, a previsão é de que Itupeva alcance 61.370 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).

Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page