6074_b_s2_indsat_970x250 (1).jpg
  • INDSAT

São José dos Campos se destaca em Qualidade de Vida, aponta INDSAT

FEVEREIRO DE 2021 - CIDADES DE GRANDE PORTE

SJC está entre as melhores do pais para se viver / Foto: Cláudio Vieira

Com 55% de aprovação e apenas 4% de rejeição, a Qualidade de Vida em São José dos Campos se mantém com Alto Grau de Satisfação no índice INDSAT de satisfação de serviços públicos. O atributo obteve no início de fevereiro deste ano 715 pontos e se encontra acima da média das Cidades de Grande Porte (CGP), agrupamento do qual São José dos Campos faz parte e que fechou o mês de fevereiro em 683 pontos.


A partir do primeiro trimestre deste ano, as cidades que participam dos estudos da INDSAT são divididas em agrupamentos de acordo com o número de habitantes. São 3 grupos:


- Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes

- Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes

- Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.


Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT se utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que São José dos Campos alcance 716.688 habitantes.


Ao todo, a INDSAT avaliou 16 setores públicos de São José dos Campos, além das atuações da Câmara Municipal e Administração Pública. O maior município do Vale do Paraíba faz parte dos estudos da INDSAT desde o último trimestre de 2016.


Em Cidades de Grande Porte, a INDSAT ouve 600 moradores maiores de 16 anos por meio de entrevistas pessoais e domiciliares. A margem de erro do estudo é de 4% sob um intervalo de confiança de 95%.


A INDSAT mede a satisfação dos serviços públicos partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, o que resulta na seguinte escala:

· INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação.

· INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.

· INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.

· INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.

· INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.


Números comprovam resultados

Os números da INDSAT comprovam outro estudo divulgado recentemente no país que coloca São José dos Campos como a 5ª melhor cidade do Brasil para se viver e trabalhar. O levantamento publicado pela Revista Exame no início de fevereiro tem como base em dados compilados pela consultoria Macroplan. As fontes utilizadas pela consultoria são oficiais, como Datasus, Ministério da Educação e Ministério das Cidades e os dados se referem ao ano base de 2019.

Na última década, São José ganhou 13 posições no índice de Saneamento Sustentabilidade e 3 posições em Educação, serviços que também fazem parte dos estudos de Satisfação da INDSAT: SJC chega a 2021 com Alto Grau de Satisfação em Educação Pública (https://www.indsat.com.br/single-post/sjc-chega-a-2021-com-alto-grau-de-satisfa%C3%A7%C3%A3o-em-educa%C3%A7%C3%A3o-p%C3%BAblica), Abastecimento de São José dos Campos é o 2º melhor entre as 10 maiores de SP (https://www.indsat.com.br/single-post/abastecimento-de-s%C3%A3o-jos%C3%A9-dos-campos-%C3%A9-o-2%C2%BA-melhor-entre-as-10-maiores-de-sp).


Recentes