top of page
WhatsApp Image 2024-05-02 at 10.50.59.jpeg
  • INDSAT

São José dos Campos mantém avalições elevadas na Qualidade de Vida

Atributo supera média das CGPs, permanecendo com Alto Grau de Satisfação na INDSAT


NOVEMBRO DE 2022 – CIDADES DE GRANDE PORTE

Rejeição diminuiu no 2º semestre, chegando a 3,5% em setembro. /Foto: Divulgação/PMSJC.

Destaque em relação às demais Cidades de Grande Porte (CGP), a Qualidade de Vida de São José dos Campos alcançou avaliação elevada nas pesquisas da INDSAT, atingindo Alto Grau de Satisfação e superando a média das CGPs. O segmento recebeu 737 pontos no levantamento de setembro, afirmando a retomada de desempenho positivo observada no 1º semestre, quando a nota saltou de 691 pontos em janeiro para 719 pontos em abril até alcançar 728 pontos em julho. No ranking doméstico da INDSAT, que avalia os 16 serviços públicos da cidade, a Qualidade de Vida se classifica como 6º melhor segmento da CGP.

No início do ano, os indicadores de rejeição apontavam considerações negativas formadas por 10,4% de “ruim” e “péssimo”, patamar reduzido para 9,4% em abril, 6,9% em julho e 3,5% em setembro, formando opiniões de 2,2% de “ruim” e 1,3” de péssimo nas pesquisas recentes. A aprovação do segmento indicou taxas com ligeiras oscilações ao longo do ano, registrando 53,4% em janeiro, 64,1% em abril e 67,9% em julho. No mês de setembro, as avaliações positivas apresentaram ligeira queda, fechando o levantamento com 65,2% de “ótimo” e “bom” na INDSAT. Participaram da pesquisa 600 moradores maiores de 16 anos, considerando margem de erro de 4% sob intervalo de confiança de 95%.

A CGP conquista boas referências sobre seus atributos em diferentes indicadores, como é o caso da certificação de primeira Cidade Inteligente do Brasil, concedida pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), além das certificações de Resiliente e Sustentável pela mesma instituição. No ano anterior, São José dos Campos também recebeu a classificação de 5ª melhor cidade do país para se viver e trabalhar entre os 100 maiores municípios brasileiros, de acordo com o levantamento publicado pela revista Exame com base em pesquisas realizadas pela consultoria Macroplan.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que São José dos Campos alcance 716.688 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).

Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page