• INDSAT

São José dos Campos fecha 2º Trimestre com 7 serviços em Alto Grau

Todos eles registraram notas acima da média das Cidades de Grande Porte no ranking INDSAT


BALANÇO 2º TRIMESTRE - CIDADE DE GRANDE PORTE

Segurança Pública foi o setor que apresentou a maior evolução positiva em SJC / Foto: Cláudio Vieira /PMSJC

A cidade de São José dos Campos concluiu o segundo trimestre de 2021 com 7 serviços públicos classificados em Alto Grau de Satisfação. São eles: (por ordem de pontuação) Coleta de Lixo, Abastecimento de Água, Iluminação Pública, Qualidade da Água, Limpeza Pública, Qualidade de Vida e Guarda Municipal.

Outros 8 serviços alcançaram Grau Médio de Satisfação, sendo que dois deles a menos de 10 pontos de obter o Alto Grau: Merenda Escolar e Trânsito. Os demais serviços que se classificaram em Grau Médio foram Segurança Pública, Cultura, Educação Pública, Qualidade do Asfalto, Saúde Pública e Transporte. O único serviço que registrou Baixo Grau foi o de Geração de Emprego.

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação

INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.

INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.

INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.

INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.

Coleta de Lixo liderou o ranking doméstico neste segundo trimestre com 791 pontos, posicionando-se, portanto, a nove pontos do Grau de Excelência. O Abastecimento de Água veio logo em seguida com 790 pontos, acompanhado da Iluminação Pública com 785 pontos.

Entre o primeiro e o terceiro trimestre o maior crescimento em termos de satisfação foi registrado pela Segurança Pública, que saltou de 569 para 635 pontos no ranking e de 29,3% de ótimo e bom para 42,4%. A Guarda Municipal também apresentou forte evolução, saindo do Grau Médio (611 pontos) para o Alto Grau de Satisfação, com 652 pontos. Nos níveis de aprovação, a corporação municipal de segurança pulo de 35,7% de ótima e boa em fevereiro para os atuais 45,6%.

As cidades avaliadas pela INDSAT estão divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes. A cidade de São José dos Campos está incluída no agrupamento das Cidades de Grande Porte (CGP).

Recentes