7700-PortalIndsat-970x250_Portais---Campanha-do-Agasalho.jpg
  • INDSAT

Rejeição ao Abastecimento de Água em Guarulhos está estável

Soma de ruim e péssimo tem queda de apenas dois pontos percentuais. Setor merece atenção


AGOSTO DE 2021 – CIDADE DE GRANDE PORTE

Abastecimento de Guarulhos tem queda na rejeição, mas aprovação também diminui. / Foto: Divulgação/PMG

Levantamento realizado pela INDSAT em Guarulhos (Cidade de Grande Porte) na segunda semana de agosto registrou estabilidade na rejeição do Abastecimento de Água em relação ao mês de novembro de 2020, porém apontou para queda nos índices de aprovação. No final do ano anterior, o serviço atingiu 17,6% de reprovação, caindo para 15,6% em agosto.

Diferente do observado na rejeição, as demais avaliações do Abastecimento não apresentaram um desempenho tão favorável. A aprovação atual, de 45,3%, é menor que a do levantamento realizado em novembro, de 56,5% de ótimo e bom. A nota da CGP também diminuiu no período, caindo de 679 pontos para 652 pontos, permanecendo abaixo da média atual do agrupamento, de 698 pontos.

Avaliado por 600 moradores maiores de 16 anos, o Abastecimento de Água está classificado em 3º lugar no ranking doméstico da INDSAT, que analisa os 16 setores públicos da cidade. Os dados apresentados consideram margem de erro de 4% e intervalo de confiança de 95%.

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), companhia responsável pelo setor em Guarulhos, tem realizado constante manutenção das redes de abastecimento. De acordo com o portal da Prefeitura, o último problema comunicado pelos órgãos ocorreu em fevereiro, após o vazamento em uma adutora de grande porte no bairro de São Miguel, em São Paulo, e um furto de cabos elétricos em uma estação de bombeamento de água no Parque Primavera, gerando interrupções no abastecimento de 24 bairros de Guarulhos.

Neste período de estiagem, a Companhia informa ainda ações de prevenção ao desperdício de água por meio da instalação válvulas redutoras de pressão (VRPs). A operação é ainda mais vantajosa em locais que possuem encanamentos antigos, evitando vazamentos sem prejudicas o abastecimento.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Guarulhos alcance 1.361.862 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).





Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon