top of page
10274_f_s8_banner-web_970x250_portais-pat (2).png
  • INDSAT

Qualidade do Asfalto de SJC está acima da média das CGPs

Com Grau Médio, aprovação do serviço é o dobro da rejeição


ABRIL 2021 - CIDADE DE GRANDE PORTE

Asfalto de SJC recebe nota acima da média das CGP / Foto: Charles de Moura PMSJC

Com uma taxa de 35,7%, a aprovação da Qualidade do Asfalto de São José dos Campos (Cidade de Grande Porte) é duas vezes maior que a rejeição. Composto por 0,7% de ótimo e 35,1% de bom, o número ultrapassa a reprovação de 17,1%.

A nota do serviço em SJC também merece destaque: seus 626 pontos estão acima da média das CGP’s, de 620 pontos, alcançando o Grau Médio de aprovação no setor. Posicionada em 13º lugar no ranking doméstico da INDSAT, o asfalto é classificado com qualidade regular na região, considerando os 16 serviços avaliados na CGP.

A comparação com as avaliações anteriores do serviço em SJC é válida. Em novembro de 2020, a aprovação alcançou os 40,5%, mas caiu para 35,9% em março deste ano; no último levantamento, realizado na segunda semana de abril, a aprovação caiu novamente para 35,7%. A rejeição fez um caminho parecido: enquanto em novembro de 2020 a taxa chegou a 26%, em março deste ano o número caiu para 25,3%, e alcançou em abril 17% de reprovação (10,9% de ruim e 6,2% de péssimo). O levantamento da INDSAT, realizado com 600 moradores maiores de 16 anos, considera margem de erro de 4% e intervalo de confiança de 95%.

Para uma análise mais específica, a INDSAT dividiu São José dos Campos em seis setores, conforme o mapa abaixo:

A análise mostra que a aprovação é maior no setor 5 (Jardim da Granja, Jardim Uirá, Jardim São Leopoldo e adjacências), com 54,7%, seguido do setor 1 (Jardim Pôr do Sol, Jardim das Indústrias, Urbanova e vizinhanças), com 44,1%.

Já os setores 6 (Floradas de São José, Bosque dos Eucaliptos, Jardim Madureira e arredores) e 4 (Jardim Diamante, Vista Verde, Jardim Motorama e adjacências) registraram a maior rejeição, com 22% e 21,8%, respectivamente.

Segundo informações da Prefeitura e da Secretaria de Mobilidade Urbana de SJC, obras e melhorias são feitas regularmente na cidade, visando revitalizar o pavimento das ruas e melhorar a mobilidade dos moradores.


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:



As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que São José dos Campos alcance 716.688 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).


Comments


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page