7700-PortalIndsat-970x250_Portais---Campanha-do-Agasalho.jpg

Qualidade de Vida registra avanço em São José dos Campos

Avaliações da INDSAT revelam aumento expressivo na pontuação do setor


ABRIL DE 2022 – CIDADE DE GRANDE PORTE

Segmento registra avaliações acima da média das CGPs. / Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Registrando salto de 98 pontos em relação ao levantamento anterior desenvolvido pela INDSAT na cidade, a Qualidade de Vida de São José dos Campos (Cidade de Grande Porte – CGP) alcançou patamar superior nas pesquisas de abril deste ano, recebendo 719 pontos e Alto Grau de Satisfação. A diferença de pontuação é referente ao mês de janeiro do mesmo ano (691 pontos), e se repete em relação às demais CGPs, que registraram média do serviço de 621 pontos. Os números a respeito da Qualidade de Vida na cidade posicionaram o segmento em 7º lugar entre os 16 serviços públicos avaliados na Grande Cidade, entre a Cultura https://www.indsat.com.br/single-post/cultura-de-s%C3%A3o-jos%C3%A9-dos-campos-ultrapassa-a-m%C3%A9dia-das-grandes-cidades e a Merenda Escolar https://www.indsat.com.br/single-post/acima-da-m%C3%A9dia-merenda-de-s%C3%A3o-jos%C3%A9-dos-campos-apresenta-evolu%C3%A7%C3%A3o.

O desempenho favorável da pontuação foi refletido na aprovação do setor, que concluiu o levantamento de abril com 64,1% de avaliações positivas, soma de 7,7% de ótimo e 56,4% de bom. Os resultados representam melhora em relação ao observado em janeiro do mesmo ano, quando a aprovação da Qualidade de Vida na cidade alcançou 53,4% de ótimo e bom. O total obtido nas pesquisas mais recentes se aproxima do maior resultado do período entre abril deste ano e abril de 2021, obtido em outubro do ano anterior, quando as avaliações positivas somaram 66,8%. Nos demais meses de 2021, a aprovação do setor oscilou entre 53,9% em julho e 51,3% em abril.

No cenário da rejeição, o patamar mais atual das avaliações negativas fechou o levantamento de abril com 9,4%, soma de 6,4% de ruim e 3% de péssimo. O número representa queda em relação aos dados de janeiro (10,4%), mas supera as taxas obtidas em outubro (5%), julho (5,2%) e abril (8,7%) de 2021. As pesquisas da INDSAT contam com a participação de 600 moradores maiores de 16 anos, considerando margem de erro de 4% sob intervalo de confiança de 95%. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), as análises a respeito da Qualidade de Vida de uma população devem considerar critérios como saúde, habitação, renda e saneamento, por exemplo.



INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que São José dos Campos alcance 716.688 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon