Qualidade de Vida de Barueri se aproxima do Grau de Excelência
Segmento tem 77,1% de aprovação; rejeição é de 3,3%
AGOSTO DE 2021 – CIDADE DE MÉDIO PORTE
Definida por critérios como qualidade de habitação, condições de vida, renda, saúde, segurança ambiental e serviços sanitários, a Qualidade de Vida de Barueri (Cidade de Médio Porte - CMP) alcançou 791 nas pesquisas da INDSAT, realizadas na terceira semana de agosto, e está a apenas 10 pontos do Grau de Excelência. A pontuação atual, acima da média das CMPs (720 pontos), concede ao segmento o Alto Grau de Satisfação e se aproxima do nível mais alto classificado pela INDSAT como Grau de Excelência.
Os parâmetros referentes à Qualidade de Vida, definidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), também contemplam fatores como saúde e educação. Em Barueri, o desempenho destes serviços tem alcançado bons números: a Educação atingiu no último levantamento da INDSAT 764 pontos, Alto Grau de Satisfação e 72,7% de aprovação (https://www.indsat.com.br/single-post/educa%C3%A7%C3%A3o-de-barueri-alcan%C3%A7a-72-7-de-aprova%C3%A7%C3%A3o) ; a Saúde registrou 667 pontos, Alto Grau de Satisfação e 50% de aprovação. Já a Campanha de Vacinação de Barueri, segmento de extrema importância no panorama mundial, alcançou o Grau de Excelência com 802 pontos e 80,9% de aprovação (https://www.indsat.com.br/single-post/barueri-conquista-grau-de-excel%C3%AAncia-na-campanha-de-vacina%C3%A7%C3%A3o)
No cenário interno da CMP, a Qualidade de Vida foi aprovada por 77,1% dos entrevistados, registrando ligeira queda em relação ao estudo realizado em maio, com 79,6%. No entanto, a rejeição diminui no mesmo período, caindo de 3,5% em maio para 3,3% em agosto. O bom desempenho do setor e sua consequente aprovação classificaram a Qualidade de Vida como o melhor setor de Barueri, recebendo a melhor avaliação entre os 16 setores públicos analisados pela INDSAT. Os números, obtidos através de pesquisas com 400 moradores maiores de 16 anos, consideram margem de erro de 4,8% e intervalo de confiança de 95%.
INDSAT
A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:
As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.
Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Barueri alcance 266.236 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).
Comments