1 - 970x250 (3).jpg

Qualidade da Água registra melhora nas avaliações de Cosmópolis

Aprovação do serviço saltou de 53,2% para 63% em junho


JUNHO DE 2022 – CIDADE DE PEQUENO PORTE

Setor mantém Alto Grau de Satisfação da INDSAT, com 689 pontos. / Fotos: Divulgação/PMC.

Registrando mudanças positivas em Cosmópolis (Cidade de Pequeno Porte – CPP), as avaliações da INDSAT a respeito da Qualidade da Água da cidade atingiram patamares mais altos no mês de junho. A evolução dos resultados da aprovação começou a ser observada em maio, quando retomou 53,2% de ótimo e bom após atingir 48,7% em janeiro. Nas pesquisas mais recentes, as avaliações positivas alcançaram 63% de aprovação, formada por 3,8% de ótimo e 59,2% de bom. O número é próximo ao total obtido em julho e outubro de 2021, com 64,3% e 60,3%, respectivamente.

Com 16,1% de ruim e péssimo, a rejeição representa queda no comparativo com os resultados de maio (18,2%) e janeiro (20,5%), retornando às taxas mais baixas observadas em outubro e julho do ano anterior, de 13,3% e 14,1%.

No ranking doméstico da INDSAT, que avalia os 16 serviços públicos da CPP, a Qualidade da Água se classificou como 3º melhor setor de Cosmópolis, recebendo 689 pontos e Alto Grau de Satisfação. A pontuação de junho supera o consolidado de maio, que atingiu 664 pontos, mas permanece abaixo da média das CPPs, de 744 pontos.

Como parte do programa “Junho Verde”, a prefeitura municipal em parceria com empresa do setor agrícola realizou a manutenção e replantio de algumas espécies na Nascente Modelo, próximo ao tratamento de água do Rio Pirapitingui. Segundo informações da administração municipal, as atividades têm como objetivo recuperar as nascentes para aumentar os recursos hídricos disponíveis, gerando melhoria na qualidade e na quantidade de água no município de Cosmópolis.

INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2022, a previsão é de que Cosmópolis alcance 72.215 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).

Recentes