Qualidade da Água de Leme tem 81,5% de ótimo e bom
Aprovação registrou salto em comparação ao final do ano anterior
MAIO DE 2021 – CIDADE DE MÉDIO PORTE
Levantamento realizado na segunda semana de maio em Leme (Cidade de Grande Porte) revelou aumento na aprovação da Qualidade da Água. Pesquisas da INDSAT mostram que 81,5% dos moradores aprovam o serviço, divididos entre 6,8% de ótimo e 74,7% de bom. O número é maior que o registrado em novembro de 2020, quando a aprovação somava 75,8%.
Já a rejeição atual é menor que a observada no final do ano anterior. Em novembro, as avaliações negativas atingiam 7,5%; em maio, a reprovação não passou de 5,8% de ruim e péssimo.
Os dados, obtidos através das avaliações de 400 moradores maiores de 16 anos, classificam a Qualidade da Água como 3º melhor serviço da cidade entre os 16 setores públicos analisados pela INDSAT. Na pontuação do setor, a Qualidade recebeu 757 pontos, alcançando o Alto Grau e empatando com a média das CMPs, de 757 pontos. A pesquisa considera margem de erro de 4,8% e intervalo de confiança de 95%.
INDSAT
A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:
As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.
Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Leme alcance 101.693 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).
Comentários